Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Mais de 8 mil pessoas deixaram país nesta segunda-feira, diz Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

21/03/2022 17h18

A Ucrânia informou que 8.057 pessoas deixaram o país por sete corredores humanitários ao longo desta segunda-feira (21). A informação foi divulgada por Kirilo Timoshenko, consultor do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, e pela vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, no Telegram.

De acordo com os comunicados, pelo menos 3.007 cidadãos saíram de Mariupol em direção a Zaporizhia. Outras 4.750 pessoas foram evacuadas na região de Kiev - sendo 4.370 de Velyka Dymerka, e 380 de Vorzel para Bucha. Também foi entregue ajuda humanitária nessas regiões.

Já na região de Luhansk, 300 pessoas saíram das cidades de Lysychansk, Severodonetsk e Horske para Bakhmut. Além disso, mais de 200 toneladas de ajuda humanitária chegaram a esses assentamentos.

Outros 26 ônibus chegaram hoje a Berdyansk, de onde outra operação de evacuação deve partir amanhã entre 9h às 11h (4h às 16h, horário de Brasília). Outros 27 ônibus também estão previstos para serem enviados de Zaporizhia.

Hoje, o conflito entra os dois países chega ao 26º dia. Nesta segunda, a capital da Ucrânia anunciou que terá mais um toque de recolher de 35 horas, como foi feito na semana passada. O anúncio foi feito hoje pela prefeitura de Kiev após a cidade ter sido alvo de novos ataques. Para a inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido, o cerco à capital deve ser a prioridade das forças russas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Duas crianças estão em estado crítico após ataque, diz Ucrânia

Pelo menos quatro crianças ficaram feridas após ataques atingirem os veículos em que elas estavam com suas famílias para fugir de Mariupol para Zaporizhzhia. Duas delas estão em estado crítico, segundo o chefe da administração regional, Oleksandr Starukh.

Em um comunicado pelo Telegram, ele explicou que o ataque foi na estrada entre as duas cidades. As idades e sexo das crianças, no entanto, não foram informadas.

"Esses vilões continuam lutando com as crianças. Mas teremos que responder por tudo. Para cada criança. Para cada vida", afirmou em comunicado.

O primeiro veículo tinha três crianças que escaparam da cidade sitiada com sua família. Eles foram atingidos quando passavam pelo distrito de Polohivsky,. Uma das crianças desse grupo ficou em estado grave.

A segunda criança gravemente ferida também viajava com a família. O carro deles foi incendiado na vila de Kamianske.