Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem flagrado jogando peso de 20kg em colega de academia é condenado

Câmeras de segurança em academia mostram momento que homem solta peso de 20 kg em cima do colega. - Reprodução/YouTube
Câmeras de segurança em academia mostram momento que homem solta peso de 20 kg em cima do colega. Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/03/2022 10h35Atualizada em 22/03/2022 13h49

Um homem foi condenado a um ano e sete meses de prisão por ter soltado propositalmente um peso de 20 kg na cabeça de um colega de academia. O episódio ocorreu em outubro de 2020, em Palmerston, Austrália e foi julgado agora.

As câmeras de segurança do estabelecimento registraram o momento do incidente. Nas imagens, Shane William Ryan, 33, é visto pegando um peso e caminhando em direção ao colega, que estava deitado de costas fazendo halteres.

O agressor finge tropeçar e se lança em direção à vítima, soltando o peso sobre sua cabeça.

As imagens são fortes:

Em virtude da pancada, o homem caiu no chão e começou a sangrar. Enquanto isso, Ryan se distanciou, fingindo ter machucado o tornozelo. Em seguida, a ambulância foi acionada para socorrer a vítima.

Segundo o jornal australiana NT News, a vítima teve o crânio perfurado, corte na região da sobrancelha e sofreu danos psicológicos.

De acordo com informações do tabloide britânico Daily Mail, testemunhas afirmaram que os dois homens treinavam frequentemente na academia e tinham uma boa relação. Ele não revelou o motivo da agressão.

Julgamento

Meses após o incidente, o caso foi avaliado pelo tribunal. No primeiro momento, Shane William Ryan insistiu que feriu o colega de academia acidentalmente. No entanto, ele se declarou culpado em seguida.

Responsável pela análise do caso, o juiz John Burns classificou Ryan como "perigoso" e declarou que não houve um motivo claro para ter atacado o colega. Portanto, minimizar a gravidade do ato do agressor seria preocupante.

"A vítima estava vulnerável porque estava deitado de costas e tinha pesos nas mãos, ela não conseguiu se proteger. Além disso, também não tinha motivos para acreditar que você o atacaria daquela maneira", disse o juiz. "Onde há uma ofensa, muitas vezes é possível avaliar a probabilidade de o agressor reincidir."

Ryan foi condenado a 19 meses de prisão. Ele terá que cumprir um mínimo de 10 meses em regime fechado antes que a liberdade condicional seja aprovada.