EUA x Rússia: Como são os aviões dos presidentes (e qual é melhor)?
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia vem mostrando o tamanho da força militar entre os dois países. No entanto, devido à dimensão mundial do conflito, o poder do presidente dos EUA, Joe Biden, é constantemente comparado ao de Vladimir Putin.
Nesse momento em que as negociações pela paz se tornam urgentes, os aviões com os quais os presidentes viajam para eventos e compromissos globais também são vistos como meios de demonstrar os avanços tecnológicos entre os rivais e, inclusive, como ferramentas de intimidação.
Considerada a aeronave mais famosa de todos os tempos, o Boeing VC-25, tradicionalmente apelidado de Força Aérea 1, serve aos presidentes norte-americanos desde a década de 1990. Já Vladimir Putin viaja com o IIyushin II-96-300PU, uma aeronave projetada na década de 1980, mas entrou em operação para fins governamentais a partir de 1993, segundo o Newsweek.
Características gerais
O Boeing VC-25 foi elaborado para conter um sistema de comunicação de última geração, funcionalidades antimísseis e outras medidas de defesa aérea consistentes para proteger o presidente e outros representantes de alto escalão.
De acordo com informações do site Military Factory, os móveis internos foram feitos para combinar o conforto de um escritório de trabalho na Casa Branca com um meio de transporte autônomo e luxuoso. A imensa aeronave tem capacidade para 100 passageiros e é dividida em áreas reservadas para os serviços de segurança, inteligência e equipe de comunicação. Além de uma cozinha principal para os convidados, há uma área de lounge, sala de conferências e seis banheiros. O presidente, por sua vez, tem acesso a uma suíte executiva, sala de jantar e enfermaria.
O IIyushin II-96 destaca-se por sua capacidade para suportar uma radiação de explosão nuclear, graças a sua estrutura de blindagem altamente resistente. Informações do site russo Ilyushin UAC Company aeronave também conta com asas equipadas com winglets e um sistema de controle fly-by-wire, que dá aos controles do cockpit uma interface eletrônica.
O avião russo pode acomodar mais de 200 passageiros em uma configuração de duas classes. E dispõe de uma cozinha no convés superior e outra no inferior, além de áreas de descanso para tripulação. No entanto, há especulações a respeito da ala presidencial, na qual Vladimir Putin usufrui de uma luxuosa suíte, com banheiros com detalhes em ouro, inclusive nos vasos sanitários. Esses detalhes nunca foram confirmados pelos russos.
Tamanho e Potência
O Boeing VC-25 e o IIyushin II-96 contam não apenas com um aspecto colossal coerente com estas potências militares, como também com quatro motores.
O desempenho da aeronave americana depende de motores a jato General Electric CF6-80C2B1 de 25.718 kg de empuxo em cada um. E permite uma velocidade máxima de 1.013 km/h, de acordo com o Military Factory.
O IIyushin II-96 comporta os motores Aviadvigatel PS-90 de 2.950 kg, capazes de produzir uma velocidade máxima de 900 km/h.
No que diz respeito à largura, a aeronave russa tem pequena vantagem, com 60,1 m, em comparação com a rival americana de 59,9. Contudo, o Boeing VC-25 se sobressai com o comprimento de 70,66 m contra os 55,3 do IIyushin II-96.
Preço
A diferença de valores entre os aviões presidenciais dos EUA e da Rússia provavelmente é o fator mais gritante.
De acordo com o Aerotime Hub, a fabricação de cada Boeing VC-25 custou cerca de US$ 325 milhões no início dos anos 1980 - que equivaleria a US$ 1 bilhão atualmente.
Mas, o site também aponta que há muitas variações nas estimativas de preços da aeronave de Putin. De acordo com alguns relatórios, o custo do novo Il-96-300PU, lançado em 2021, foi de US$ 70 milhões.
E no Brasil?
O avião usado pelos presidentes do Brasil é um Airbus 319ACJ. Ele foi comprado no primeiro mandato do ex-presidente Lula (2003-2006) e substituiu um modelo do Boeing 70.
Conhecido como VC-1A pela Aeronáutica, a aeronave dispõe de suíte presidencial e espaços especiais para o presidente se reunir com sua equipe. No entanto, o presidente da República e outras autoridades podem viajar com outras aeronaves a trabalho, como o VC-2, versão executiva do Embraer E190.
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