Rússia diz ter tomado cidade de Izyum; Ucrânia nega: 'Batalha continua'
A mídia estatal da Rússia RIA Novosti informou, citando o Ministério da Defesa, que os militares russos tomaram hoje o controle da cidade ucraniana de Izyum. A Ucrânia negou a tomada pelos russos e declarou que a batalha em Izyum "ainda está em andamento". Izyum está na região de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia.
Segundo a Ria Novosti, a informação da tomada da cidade foi concedida por Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo, em entrevista a repórteres.
A agência declarou que em 20 de março a Guarda Nacional russa informou que militares atravessaram um rio, no período da noite, nos arredores da cidade de Izyum que, segundo a versão deles, estaria "capturados pelos nazistas". Desde o início da invasão da Ucrânia, o governo russo alega que ação foi necessária para libertar o país do jugo de um governo supostamente ultranacionalista e fascista. A Ucrânia rebate as acusações.
Ao assumir o controle da ponte de acesso à cidade, no dia seguinte, os russos teriam repelido os contra-ataques ucranianos e prenderam os militares do país invadido.
"Assim, unidades das forças armadas russas foram capazes de instalar uma ponte flutuante", finalizou a agência estatal.
Apesar da alegação da ocupação russa, a Ucrânia negou a afirmação por meio de declaração da assessora do comandante-chefe da Ucrânia, Lyudmyla Dolhonovska, à CNN Internacional. Ela disse à emissora que a batalha por Izyum "ainda está em andamento".
O Ministério da Defesa da Ucrânia ainda comentou que os russos "não tiveram sucesso na direção de Izium. Ele sofreu perdas e se retirou para a parte sul da cidade".
Izyum fica na estrada principal entre Kharkiv e as áreas separatistas apoiadas pela Rússia de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia.
O município foi cortado de quase todas as comunicações desde que as intensas batalhas entre as forças russas e ucranianas começaram na região na semana passada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.