Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

'Como eu poderia ser nazista?', questiona presidente judeu da Ucrânia

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é de família de judeus; Moscou disse que objetivo dos ataques é limpar Ucrânia dos nazistas - Sergei Supinsky / AFP
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é de família de judeus; Moscou disse que objetivo dos ataques é limpar Ucrânia dos nazistas Imagem: Sergei Supinsky / AFP

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 10h55Atualizada em 24/02/2022 14h04

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, rebateu as acusações feitas hoje pelo porta-voz do governo da Rússia, Dmity Peskov, que disse que não interromperão os ataques até que o país esteja "limpo de nazistas".

"Você diz que somos nazistas, mas como um povo pode apoiar os nazistas sendo que demos mais de oito milhões de vidas pela vitória sobre o nazismo?", questionou Zelensky em um discurso televisionado, de acordo com a tradução feita pelo jornal The New York Times.

"Como eu poderia ser nazista? Diga isso a meu avô, que passou a guerra inteira na infantaria do exército soviético e morreu como coronel na Ucrânia independente", continuou o presidente ucraniano, que vem de uma família de judeus. Segundo ele, três dos irmãos de seu avô morreram no Holocausto.

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov disse que os ataques da Rússia à Ucrânia não eram uma guerra, mas uma "operação especial". "A Ucrânia, idealmente, deveria ser libertada, limpa de nazistas", disse ele a jornalistas.

Peskov também afirmou que o país só vai parar depois de atingir seus objetivos: "a desmilitarização e 'desnazificação' da Ucrânia".

Comparações com o nazismo tem sido um tema frequente nos protestos ucranianos no período que antecedeu a invasão russa.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Hoje, a conta oficial da Ucrânia no Twitter publicou uma caricatura representando o líder nazista Adolf Hitler e o presidente russo, Vladimir Putin, horas após ele ordenar um ataque contra a Ucrânia.

Na imagem, Hitler aparece sorridente e bem maior que o líder russo e coloca a mão no rosto dele, num sinal aparente de aprovação.

"Isso não é um meme, mas a nossa e a sua realidade agora", escreveu a conta sobre o cartum.

Também em sua conta oficial no Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comparou a maneira como a Rússia atacou seu país com a Alemanha nazista nos anos da 2ª Guerra Mundial.

"A Rússia atacou traiçoeiramente nosso estado pela manhã, como a Alemanha nazista fez nos anos #2WW. A partir de hoje, nossos países estão em lados diferentes da história mundial. A Rússia embarcou em um caminho do mal, mas a Ucrânia está se defendendo e não desistirá de sua liberdade, não importa o que Moscou pense", escreveu o líder.