Vídeo mostra queda que matou jovem em 'elevador' de 130 m de parque nos EUA
Tyre Sampson, o adolescente de 14 anos morto após a queda de um elevador de 130 metros em um parque nos EUA, tinha um tamanho acima do que o brinquedo suportava, segundo o site CBS News. Um vídeo amador feito no local mostra o instante em que ele se solta do brinquedo e cai, antes de se chocar com o solo.
Um manual obtido pelo jornal diz que o peso máximo para os passageiros deveria ser de 130 kg, o que não contemplava o jovem de 1,80 m de altura, que tinha perfil atlético por ser jogador de futebol americano.
O documento alerta para que o instrutor do ICON Park "tenha cuidado ao ver se convidados grandes se encaixam nos assentos" e indica para que eles verifiquem "se eles se encaixam nos contornos do assento e se o suporte se encaixa corretamente". Caso contrário, a recomendação é a de que a pessoa não entre no brinquedo.
Ainda, segundo a publicação, um relatório informou que Sampson "saiu de seu assento" quando o brinquedo começou a frear, mas diz que "o arnês [espécie de cinto de segurança] ainda estava em uma posição baixa e travada quando o carro parou".
Imagens do momento da queda circulam nas redes sociais e mostram pessoas conversando sobre a segurança dos cintos de segurança da atração com um funcionário momentos antes da tragédia.
O incidente está sendo investigado pelo Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida e pelo Gabinete do Xerife do Condado de Orange.
"Esperamos que as descobertas subsequentes possam nos informar a todos sobre como essa tragédia ocorreu e precipitar quaisquer mudanças necessárias para proteger melhor os clientes dos passeios de diversão na Flórida", disse a comissária do Departamento, Nikki Fried, em comunicado.
Os advogados da família de Sampson buscam entender se a negligência do parque foi em relação ao tamanho do garoto ou se outros fatores tiveram algum papel no incidente.
"Esse jovem era atlético e grande. Ele não tinha como saber", disse Bob Hilliard, advogado do Texas que representa a mãe de Tyre, Nekia Dodd. "Isso vai ser uma questão de falta de supervisão e falta de treinamento. Um caso de negligência direta", opinou ele.
A Icon Park disse em um comunicado enviado à publicação que está "cooperando totalmente" com os investigadores e que a atração Orlando FreeFall será fechada indefinidamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.