Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Recém-casados dizem que lutarão contra russos até 'a última gota de sangue'

Yaryna Arieva, 21, e o seu marido, Sviatoslav Fursin, de 24, dizem que irão lutar contra a invasão russa até "a última gota de sangue" - Reprodução/Arquivo pessoal Montagem/FOX News
Yaryna Arieva, 21, e o seu marido, Sviatoslav Fursin, de 24, dizem que irão lutar contra a invasão russa até "a última gota de sangue"
Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal Montagem/FOX News

Do UOL, em São Paulo

29/03/2022 17h16

A jovem ucraniana Yaryna Arieva, 21, e o seu marido, Sviatoslav Fursin, de 24, afirmaram hoje que irão lutar contra a invasão russa até "a última gota de sangue". Os dois se casaram em meio à invasão das tropas do governo de Vladimir Putin à Ucrânia e se juntaram imediatamente ao exército local.

Ainda lutaremos até a última gota de sangue, mas se a Ucrânia cair, alguém será o próximo. A Rússia nunca para. Eles não têm nada... Eles não têm nada para alimentar seu povo, mas, ainda assim, eles tentarão tomar outros países e trazer seu mundo russo —e o mundo russo parece completa [destruição] e medo. Yaryna Arieva, em entrevista à FOX News

O casal mora em Kiev, capital da Ucrânia, local onde o Ministério da Defesa da Rússia anunciou mais cedo uma redução drástica de ataques.

Na entrevista, Yaryna explicou que as forças russas recuaram cerca de 40 km do centro da cidade e que os moradores que estão se abrigando no subsolo, há semanas estão finalmente voltando para o térreo - mesmo que apenas por um breve período de tempo antes que os soldados russos avancem novamente.

"A cidade está acordando. ... Algumas lojas estão abrindo. Até alguns cafés. Um pouco deles, mas ainda assim. ... Estive na Defesa Territorial por um mês, e o único café que tomei foi esse café que você tira de um pacote. E quando eu tive a chance de beber um cappuccino normal, foi o melhor sabor que eu poderia imaginar depois dessa vez. Foi, tipo, três dias atrás, mas eu ainda me lembro", disse ela.

"Nós realmente não sabemos quanto tempo levará para vencer a guerra, porque, como a situação no primeiro dia - foi muito difícil lutar. Agora, tudo [está] mais calmo, especialmente perto de Kiev. Mas ainda assim, essa calma significa que levará muito mais tempo de ambos os lados", concluiu.

Rússia x Ucrânia: 34 dias de guerra

A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou hoje ao 34º dia, com russos e ucranianos dando um primeiro sinal que pode levar ao fim do conflito após as delegações dos dois países se reunirem em Istambul, na Turquia.

O vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, disse que "foi tomada a decisão de reduzir radicalmente a atividade militar nas direções de Kiev e Chernihiv".

A Ucrânia, por sua vez, propôs adotar posição de neutralidade em troca de garantias de segurança, o que significa que não se juntará a alianças militares, como a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ou hospedará bases militares, disseram negociadores ucranianos.

Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia: