Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia alerta para risco de explosão na usina de Chernobyl

Usina nuclear de Chernobyl corre risco de explosão, diz ministra da Ucrânia; local está sendo controlado pela Rússia - Gleb Garanich/Reuters
Usina nuclear de Chernobyl corre risco de explosão, diz ministra da Ucrânia; local está sendo controlado pela Rússia Imagem: Gleb Garanich/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 07h40Atualizada em 30/03/2022 12h06

As Forças Armadas da Ucrânia alertaram hoje para o risco de explosão de munições na usina nuclear de Chernobyl, que está sob o controle da Rússia desde 24 de fevereiro, primeiro dia da invasão. A informação foi confirmada pela vice primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

"Exigimos que o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) tome imediatamente medidas para desmilitarizar a zona de exclusão de Chernobyl e introduza uma missão especial da ONU para eliminar o risco de repetição de uma catástrofe nuclear", disse ela.

Desde que a Rússia assumiu o controle da usina, incêndios florestais foram identificados nas proximidades de Chernobyl e a Ucrânia acusa saqueadores russos de furtar material radioativo de um laboratório.

Segundo a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), ao menos 211 funcionários ucranianos da usina de Chernobyl ainda estão trabalhando no local e sofrem com fadiga física e psicológica.

Nesta semana, trabalhadores de Chernobyl relataram que soldados russos levantaram nuvens de poeira radioativa ao passar com veículos blindados na área altamente tóxica conhecida como "Floresta Vermelha". O local recebeu esse nome quando dezenas de quilômetros quadrados de floresta conífera ficaram avermelhados após absorverem radiação da explosão de 1986.

Duas fontes disseram que os soldados no comboio não utilizaram equipamentos de proteção contra radiação. Um dos funcionários de Chernobyl afirmou que era um ato "suicida" para os soldados, pois a poeira radioativa que eles inalaram provavelmente irá causar radiação interna em seus corpos.

Em 26 de abril de 1986, o reator número 4 de Chernobyl explodiu, o que provocou o acidente nuclear mais grave da história, que deixou centenas de mortos e propagou a contaminação radioativa na Europa.

A atual instalação de Chernobyl, situada em uma zona de exclusão, inclui reatores que foram desmontados depois de 1986, inclusive o de número 4, coberto por um enorme sarcófago, e depósitos de resíduos radioativos.

Ucrânia e Rússia divergem sobre nível de radiação

A agência reguladora da questão nuclear da Ucrânia afirmou, no dia 25 de fevereiro, que registrou um aumento nos níveis de radiação em Chernobyl como resultado dos pesados veículos militares que passaram pelo local.

As Forças Armadas da Rússia dizem que a radiação continua em níveis normais e que tomou ações preventivas para evitar "provocações nucleares" de nacionalistas ucranianas. A Rússia negou anteriormente que suas forças colocaram as instalações nucleares em risco.