Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia x Ucrânia: troca de acusações por massacre em Bucha marca 40º dia

Do UOL, em São Paulo

04/04/2022 21h23

No 40º dia de invasão da Rússia à Ucrânia, os países trocaram acusações sobre o massacre na cidade de Bucha, a 37 km da capital Kiev, onde 410 corpos de civis foram encontrados nas ruas. Segundo os ucranianos, os responsáveis pelos assassinatos são os russos, que não só negam a autoria das mortes como afirmam que ucranianos e americanos estão por trás do ocorrido.

Funcionário municipal, Serhii Kaplychnyi disse à agência AFP que as tropas russas impediram os moradores de Bucha de enterrar os mortos. "Eles disseram que, enquanto estivesse frio, os deixariam lá", afirmou.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que deseja impor mais sanções à Rússia e pediu que o país seja julgado por "crimes de guerra" pelo que ocorreu em Bucha.

Já a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que as imagens dos mortos na cidade foram "encomendadas" pelos EUA para culpar a Rússia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que as negociações pelo fim do conflito ficaram mais difíceis por causa do massacre em Bocha.

Mães escrevem contatos de parentes nas costas de crianças

Ao menos 17 pessoas morreram e 66 ficaram feridas em bombardeios russos que ocorreram ontem (3) em duas cidades do sul da Ucrânia: Mykolaiv e Ochakiv.

Autoridades ucranianas estimam ao menos 20 mil mortos desde o início do conflito.

No Twitter, a jornalista ucraniana Anastasiia Lapatina divulgou que mães ucranianas estão escrevendo contatos familiares nas costas de seus filhos. O motivo é o receio de que elas não sobrevivam à guerra, mas as crianças, sim.

Lapatina ironizou, na postagem, o fato de que a Europa se preocupa com o abastecimento de gás vindo da Rússia para os demais países do continente mesmo em meio à guerra.

Europa discute sanção ao gás russo

O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier admitiu, pela primeira vez, que foi um equívoco apoiar a construção do Nord Stream 2 para transportar gás russo para a Alemanha. Mais cedo, a ministra da Defesa alemã defendeu que a União Europeia deve discutir a proibição da importação de gás russo.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, declarou que seu país está pronto para apoiar sanções contra o setor de gás russo.

A França anunciou nesta segunda-feira que expulsará 35 diplomatas russos de terras francesas por realizarem atividades "contrárias aos [seus] interesses". Também hoje (4) a Alemanha anunciou a expulsão de um "alto número de diplomatas russos" — a AFP divulgou que devem ser em torno de 40.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Com informações de AFP e Reuters