Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina com bola de cabelo de 800 g no estômago passa por cirurgia

Médicos associam o problema a síndrome de Rapunzel, no qual a vítima devora o próprio cabelo e ele se aloja no estômago.  - Reprodução/Buzz60
Médicos associam o problema a síndrome de Rapunzel, no qual a vítima devora o próprio cabelo e ele se aloja no estômago. Imagem: Reprodução/Buzz60

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/04/2022 13h06

Médicos indianos notaram uma estranha massa presa no estômago de uma menina e, com exames mais detalhados, descobriram ser uma enorme bola de cabelos.

O caso ocorreu na cidade de Gujarat, no oeste da Índia, envolvendo Nancy Yadav, 9, que durante meses vinha se queixando à família de dores intensas na barriga. Assim que ela foi internada, os médicos identificaram em uma radiografia uma enorme massa de cabelo, com peso aproximado de 800 gramas.

De acordo com The Sun, Nancy sofre de tricofagia, também conhecida como síndrome de Rapunzel, que consiste em um distúrbio que leva a pessoa a arrancar e comer os próprios fios de cabelo.

Como o estômago é incapaz de digerir o cabelo, ele pode ficar alojado nesta área e, conforme se acumula, forma uma massa que pode se estender até o intestino delgado e provocar dores abdominais e perda de peso.

Os casos de síndrome de Rapunzel são considerados raros, mas acontecem geralmente em mulheres.

Segundo especialistas, o problema pode estar relacionado com um transtorno alimentar em que o indivíduo tem uma vontade incontrolável em ingerir substâncias não alimentares, como papel, lã e certos resíduos químicos. Em cenários mais graves, esse tipo de compulsão pode levar à morte.

A menina tem esse problema psicológico há mais de um ano, mas não contou à família.

Em entrevista ao tabloide britânico, o Dr. Rakesh Joshi, médico pediatra responsável pelo tratamento de Nancy, disse: "Embora a cirurgia seja essencial para remover a massa obstrutiva e aliviar os sintomas, é igualmente importante acrescentar uma opinião psiquiátrica e fornecer o aconselhamento necessário à paciente".

Outras ocorrências

Em 2019, uma mulher russa foi hospitalizada alegando dores abdominais. Os médicos detectaram a presença de um tufo de cabelo em seu estômago e ela teve que passar por uma cirurgia de remoção. De acordo com o The Sun, a paciente também sofria com a síndrome de Rapunzel e devorou o próprio cabelo por 10 anos.

Outra indiana com o mesmo distúrbio alimentar, chamou a atenção, mas dessa vez por comer objetos metálicos. O impacto no organismo foi tão grave, que a mulher passou uma semana vomitando o equivalente ao equivalente a R$ 270 mil em joias e moedas.