Topo

Esse conteúdo é antigo

Suécia prende 40 após protesto contra grupo que planejava queimar o Alcorão

17.abr.2022 - Um manifestante ao lado de carros em chamas em Malmo durante protestos gerados por planos de um grupo de extrema-direita para queimar publicamente cópias do Alcorão  - Johan Nilsson/TT News Agency/AFP
17.abr.2022 - Um manifestante ao lado de carros em chamas em Malmo durante protestos gerados por planos de um grupo de extrema-direita para queimar publicamente cópias do Alcorão Imagem: Johan Nilsson/TT News Agency/AFP

Do UOL, em São Paulo*

18/04/2022 12h31

Os protestos, desencadeados pelo projeto de um grupo de extrema-direita de queimar publicamente o Corão na Suécia, deixaram dezenas de feridos nos últimos dias, segundo a polícia hoje, que pediu mais recursos para combater a violência.

Desde quinta-feira, os protestos violentos deixaram concretamente 26 policiais e 14 civis feridos, informou a polícia em coletiva de imprensa hoje.

As manifestações foram desencadeadas pela presença na Suécia do cidadão sueco-dinamarquês Rasmus Paludan, líder do movimento contra a imigração e anti-Islã "Linha Dura".

Paludan, condenado na Dinamarca por "insultos racistas", tem a intenção de comparecer aos comícios de setembro, mas ainda precisa das assinaturas necessárias para garantir sua candidatura.

Ele costuma organizar encontros em bairros de população muçulmana para queimar publicamente cópias do Corão, o livro sagrado do Islã.

Nos últimos dias, houve protestos contra este grupo de extrema-direita.

A polícia afirmou que ao menos 40 pessoas foram detidas após os confrontos.

"A noite estava tranquila após os distúrbios de ontem em Navestad (na cidade de Norrkoping, no centro)", um bairro com muitos muçulmanos, disse o corpo armado em um comunicado.

"A polícia prendeu oito pessoas por suspeita de distúrbios violentos", acrescentou.

Na cidade vizinha de Linkoping, onde também houve protestos, 18 pessoas foram detidas, segundo a polícia.

As duas cidades sofreram confrontos violentos ontem, pela segunda vez em quatro dias. Durante os protestos, os manifestantes lançaram pedras contra a polícia e queimaram carros.

Ontem, os protestos voltaram após o anúncio feito por Paludan de novos comícios, apesar de ter cancelado depois.

* Com AFP