Topo

Esse conteúdo é antigo

Medo? Jacarés começam a passear em áreas urbanas da Flórida para acasalar

Apesar do tamanho, jacaré é inofensivo para os humanos nesse tipo de caso - Reprodução/Facebook
Apesar do tamanho, jacaré é inofensivo para os humanos nesse tipo de caso Imagem: Reprodução/Facebook

UOL, em São Paulo

27/04/2022 04h00

Registros de jacarés passeando em áreas urbanas, como nos bairros de Venice e Sarasota, no estado da Flórida (EUA), começaram a se tornar mais comuns nesta segunda quinzena de abril, quando os répteis deram início a seu ritual de acasalamento. Neste período, que vai até junho, esses animais buscam comida e, claro, uma parceria para acasalar, o que resulta em vídeos e fotos desses animais em quintais e atravessando ruas despreocupadamente.

Em entrevista ao jornal norta-americano USA Today, o especialista em répteis Frank Robb explicou que, durante a primavera e também no final do outono, em novembro, os jacarés se tornam mais ativos e saem nas ruas, porém, eles "não estão querendo machucar", explicou. Os bichos buscam parcerias para acasalamento e as cenas de violência se resumem a quando dois ou mais deles se encontram e disputam uma fêmea. "Quem perde tem que dar um passeio", resume.

Segundo a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, a cópula normalmente ocorre no mês de maio e resulta em ninhos que vão de 32 a 46 ovos postos até o fim de junho.

Com tantos animais "à solta", as autoridades locais procuram alertar a população apenas para que fiquem fora do caminho dos bichos, para evitar problemas — um exemplo é a postagem feita no Facebook pelo Departamento de Polícia de Venice quando um desses desbravadores, com cerca de 3 metros de comprimento resolveu dar um passeio. "Demorou para voltar ao lago de onde veio", alertou, pedindo cuidado.

No dia 19, o Gabinete do Xerife do Condado de Sarasota também emitiu alerta à vizinhança sobre outro jacaré. "Ele está atualmente na vala de drenagem nas proximidades, portanto, tenha cuidado ao redor desta área", publicou.