Topo

Esse conteúdo é antigo

Ictiossauro ou baleia azul: quais os maiores animais que habitaram a Terra?

Baleia azul pode chegar a 30 metros de comprimento e 180 toneladas; animal corre risco de extinção  - Reprodução/Flickr/NOAA Photo Library
Baleia azul pode chegar a 30 metros de comprimento e 180 toneladas; animal corre risco de extinção Imagem: Reprodução/Flickr/NOAA Photo Library

Do UOL, em São Paulo

01/05/2022 04h00

Se você é daqueles que pensam que o tiranossauro rex foi o maior animal a habitar a Terra ou que o elefante africano é o maior entre os que atualmente dominam os rankings, essa lista pode surpreender. Aliás, com a descoberta de novos fósseis todos os anos, mesmo quem acompanha de perto esse tipo de dado pode acabar surpreso.

Para facilitar a identificação de alguns dos gigantes, em suas categorias, que são referências de tamanho no reino animal, o UOL aponta algumas espécies curiosas que demandam pesquisa e monitoramento de iniciativas em todo o globo.

6 - Ictiossauro

Com características de répteis e de peixes, o ictiossauro foi identificado originalmente quando fósseis foram achados entre os anos de 1976 e 1990, em rochas com altitude de mais de 2.700 metros, nos Alpes, na Suíça. A espécie foi extinta há 205 milhões de anos.

Pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, estimam que o ictiossauro seja maior que a baleia azul - maior animal identificado até então. O achado paleontológico inclui o maior dente já encontrado em um animal da espécie, de cerca de 20 metros.

Ictiossauros eram maiores até do que as atuais baleias azuis - Nobumichi Tamura/Handout - Nobumichi Tamura/Handout
Ictiossauros eram maiores até do que as atuais baleias azuis
Imagem: Nobumichi Tamura/Handout

5 - Baleia azul

Com 30 metros de comprimento e podendo chegar a 180 toneladas, a baleia azul é considerada o maior mamífero do mundo. Apesar do tamanho e do peso, o animal se alimenta principalmente de pequenos crustáceos de até 8 cm, semelhantes ao camarão, de nome krill.

A espécie está listada como ameaçadas de extinção pela World Wildlife Fund, uma organização de conservação da vida selvagem e espécies ameaçadas de extinção.

4 - Rinoceronte-girafa

Em terra firme, o maior mamífero terrestre já registrado na história é o herbívoro paraceratherium, ou rinoceronte-girafa. Mais alto que uma girafa e sem chifre, ao contrário do rinoceronte, a espécie tinha em torno de 5 metros de altura e 7,3 metros de comprimento, pesando 20 toneladas.

Por incrível que pareça, a alimentação do animal eram folhas de árvores altas. O rinoceronte-girafa viveu no período Oligoceno, entre 34 e 23 milhões de anos atrás.

Rinoceronte-girafa foi o maior mamífero registrado na história e é mais alto que a própria girafa - Reprodução/Wikimedia Commons - Reprodução/Wikimedia Commons
Rinoceronte-girafa foi o maior mamífero registrado na história e é mais alto que a própria girafa
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

3 - Espinossauro

O maior predador terrestre que já existiu no mundo foi o espinossauro, com cerca de 18 metros de comprimento e 3 metros de altura, pesando sete toneladas. A maior curiosidade dessa espécie é a cabeça em forma de crocodilo.

O espinossauro viveu no período Cretáceo, entre 99 a 93,5 milhões de anos atrás. Esse é o primeiro dinossauro conhecido que viveu parcialmente no mar.

Com cabeça em formato de crocodilo, o espinossauro foi o maior predador terrestre já existente - Reprodução/Wikimedia Commons - Reprodução/Wikimedia Commons
Com cabeça em formato de crocodilo, o espinossauro foi o maior predador terrestre já existente
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

2 - Titã Patagônico

Apelidado de Titã Patagônico, o dinossauro patagotitan mayorum, teve seus fósseis descobertos pela primeira vez em 2017, na Argentina. Paleontólogos estimam que ele possuía 37 metros de comprimento e oito de altura, pesando cerca de 70 toneladas.

O dinossauro também tinha a alimentação voltada para as folhas e vegetais, sendo assim um herbívoro.

O apelido do animal diz por si só: com 37 metros de comprimento e oito de altura, o Titã Patagônico pesava 70 toneladas - Reprodução/Wikimedia Commons - Reprodução/Wikimedia Commons
O apelido do animal diz por si só: com 37 metros de comprimento e oito de altura, o Titã Patagônico pesava 70 toneladas
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

1 - Salamandra-gigante-da-China

Considerada a maior espécie de salamandra do mundo e o maior anfíbio atualmente, a salamandra-gigante-da-China é, de longe, o menor animal dessa lista, mas gigante em sua categoria: tem 1,2 metro de comprimento e pesa até 30 kg.

A má notícia é que a salamandra-gigante-da-China tem o status de conservação considerado "em perigo crítico", ou seja, corre ameaça de extinção.

Menor animal da lista, a salamandra-gigante-da-China é a maior espécie de salamandra do mundo e maior anfíbio catalogado atualmente - Reprodução/Wikimedia Commons - Reprodução/Wikimedia Commons
A salamandra-gigante-da-China respira por sua fina pele, como outras espécies de anfíbios
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons