Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe que sentia dores nas costas e acha tumor do 'tamanho da cabeça de bebê'

Jovem da Filadélfia descobriu um tumor grande - mas não maligno - nas costas - Reprodução/Tiktok
Jovem da Filadélfia descobriu um tumor grande - mas não maligno - nas costas Imagem: Reprodução/Tiktok

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2022 12h36Atualizada em 29/04/2022 12h42

Uma jovem mãe de Filadélfia (EUA), que sofre há anos de dores nas costas, acreditava que a má postura durante o trabalho em home office era a causadora do problema. Ela ficou surpresa ao descobrir que o verdadeiro vilão era um enorme tumor na base da coluna — por sorte a anomalia não é cancerosa.

Em um vídeo na plataforma TikTok, Ellie Chandler, 25, afirmou que os incômodos nas costas começaram após dar à luz a um casal de gêmeos em dezembro de 2019.

Ela passou a ficar impossibilitada de fazer algumas atividades, conforme as dores ganharam mais intensidade.

Na publicação, ela também alegou que consultou vários médicos, mas diversas vezes foi orientada a tomar analgésicos e comprar um travesseiro de apoio. Como essas medidas foram infrutíferas, alguns especialistas começaram a apontar para a maneira como Ellie trabalhava de casa, já que a má postura como ficava sentada poderia ser a origem das dores.

Mesmo assim, Ellie não ficou totalmente convencida dessa teoria, então decidiu consultar um especialista em ortopedia. Após fazer um exame de radiografia, ela e seus médicos ficaram espantados quando identificaram uma enorme massa na base da coluna. Depois de novos exames, desta vez mais detalhados, foi confirmada a presença de um raro tumor de células grandes de 12,7 cm, entre o cóccix e a região inferior da coluna.

"Quando fui fazer um exame de pelve, a médica me disse que estava sentindo algo lá dentro. Em outro teste, ela confirmou que realmente havia algo dentro de mim, era uma massa bastante grande. Fui fazer um ultrassom no mesmo dia e uma tomografia computadorizada no dia seguinte e detectaram o tumor", explicou Ellie.

Como a anomalia cresceu rapidamente, os médicos rapidamente intervieram por meio de um cateter.

"A dor era tão forte naquele momento que eu não conseguia dormir, não conseguia sentar ou dirigir meu carro. Alguns dias chorava muito, porque sentia muitas dores", lamentou.

Medidas rígidas

Agora, Ellie enfrenta um tratamento intenso, com injeções mensais para diminuir o tumor para em seguida se submeter a uma cirurgia, que apesar de arriscada, mostra-se como a solução mais viável para a remoção do tumor.

"A partir daí, fiquei internada no hospital por cerca de uma semana, onde fizeram uma biópsia. Os médicos me disseram que este tumor de células gigantes não é cancerígeno", disse. "Esse tipo de tumor é bastante comum em jovens, na faixa dos vinte, trinta e quarenta anos. No meu caso, era do tamanho da cabeça de um bebê quando o encontraram. As medidas estavam todas entre 10 cm e 14 cm quando o identificaram."

Ela também não pode trabalhar devido à sua condição. Por outro lado, ela alegou que uma de suas maiores decepções é o fato dos profissionais não terem percebido o tumor mais cedo. "Os médicos não necessariamente pensam que vai ser um tumor, porque você é jovem e saudável. Eles pensam em outras coisas primeiro. Tudo isso contribuiu para que se tornasse tão grande", opinou ela.

Depois de uma experiência traumatizante com diagnósticos equivocados, Ellie faz alertas aos jovens de que sentir dores nas costas não é algo normal e recomenda que, em qualquer caso de incômodo, não banalize os sintomas e procure ajuda de médicos competentes.

"A dor nas costas é tão normalizada, especialmente com as pessoas que trabalham em casa hoje em dia, mas realmente não é um detalhe pequeno e todos devem levar a sério se estiver afetando a vida diária. Especialmente os jovens, não deixem de ir ao médico. Não deixem o problema se tornar tão grave, a ponto de vocês não conseguirem fazer nada. Se estiverem tendo outros sintomas junto com dor nas costas, podem ser sinais de que há um tumor na coluna."