Topo

Esse conteúdo é antigo

Turistas se deparam com crocodilo enquanto nadavam no México

Jovens topam com crocodilo enquanto nadavam em cenote no México.  - Reprodução/TikTok
Jovens topam com crocodilo enquanto nadavam em cenote no México. Imagem: Reprodução/TikTok

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/05/2022 04h00

Em uma viagem de férias, um grupo de adolescentes tomou um grande susto depois de encontrar um enorme crocodilo enquanto nadava.

O episódio aconteceu em Tulum, no México, quando o turista Osmar Ochoa e seus amigos estavam aproveitando um cenote — poço profundo de águas cristalinas típico da região. No momento em que um deles mergulhou a cabeça, viu uma forma misteriosa a poucos metros de distância. Assim que avisou aos demais, todos entraram em pânico ao perceberem a presença de um crocodilo.

O momento foi registrado em vídeo e compartilhado na plataforma TikTok. Na filmagem, um dos turistas grita: "ele está vindo em minha direção!". O réptil também é visto circulando lentamente ao redor dos jovens, que ficam ainda mais desesperados.

Por sorte, o crocodilo os ignorou e nadou para longe. Nenhum dos turistas ficou ferido, segundo informações do tabloide britânico Mirror.

De acordo com Osmar Ochoa, a situação foi desesperadora para todos, que imaginavam um desfecho trágico após o encontro com o predador. "Fiquei mais do que assustado, fiquei chocado, meus amigos ficaram ainda mais aterrorizados do que eu", declarou.

A cena bizarra atingiu 9,7 milhões de visualizações e mais de 755 mil curtidas no TikTok, deixando os espectadores de queixo caído.

Um dos internautas declarou: "Eu jamais nadaria naquela água". Já outro brincou: "O crocodilo os poupou porque não estava com fome".

Por outro lado, um usuário que vive na região de Tulum aproveitou a ocasião para fazer um alerta aos demais nos comentários sobre o risco de nadar em cenotes e riachos da área.

"Eles [os turistas] realmente tiveram sorte; onde moro há uma 'infestação' e já comeram muitas pessoas, inclusive crianças".

Estima-se que o crocodilo era da espécie Moreletti, conhecido pelo seu tamanho modesto de no máximo 3 metros. Ele costuma nadar apenas em águas doces próximas ao Oceano Atlântico, especialmente em locais como México, Guatemala e Belize.

Segundo o jornal Yucatan Times, a espécie não apresenta um grande risco aos humanos, tanto que costuma nadar pacificamente com os turistas em Tulum.