Topo

Esse conteúdo é antigo

Forte turbulência em voo deixa 40 passageiros feridos na Índia

Passageiros registram momentos de pânico durante turbulência em voo. - Reprodução/Twitter
Passageiros registram momentos de pânico durante turbulência em voo. Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2022 12h57

Passageiros de um voo da companhia SpiceJet, viveram momentos de pânico quando a aeronave passou por uma intensa turbulência durante a aterrissagem. O incidente aconteceu ontem e deixou pelo menos 40 pessoas feridas.

O avião partiu de Mumbai e se preparava para chegar ao aeroporto de Kazi Nazrul Islam, em Durgapur, na Índia. De acordo com o site local Hindustan Times, a maioria dos passageiros e comissários de bordo tiveram ferimentos leves e foram liberados. No entanto, 11 deles foram internados no hospital mais próximo em estado crítico.

Nesta manhã, oito dos internados receberam alta, enquanto os demais continuam hospitalizados, mas fora de perigo.

Alguns passageiros gravaram detalhes da cena. Nos vídeos, a parte interna do avião é tomada pela desordem no momento em que os balanços começam e as bagagens caem dos compartimentos. A partir disso, muitas pessoas começam a gritar e as comissárias de bordo tentam acalmá-los e ajudá-los a colocar as máscaras de oxigênio.

"Houve três solavancos durante o processo de pouso. Parecia exatamente como se sente quando os carros batem nos párachoques. Tínhamos cintos de segurança. Os cintos se rasgaram com o impacto. Nós pulamos de nossos assentos", disse um dos passageiros em entrevista ao India Today.

As autoridades abriram uma investigação para descobrir a causa da turbulência.

A SpiceJet lamentou o incidente em um comunicado oficial e alegou que está fornecendo toda ajuda necessária às vítimas: "Assistência médica imediata foi fornecida na chegada a Durgapur. A SpiceJet expressa seu pesar por este infeliz incidente e está fornecendo toda a ajuda médica possível aos feridos".

Por outro lado, a companhia aérea também explicou que o provável motivo para as graves variações da aeronave no momento do pouso foi uma turbulência.

"Não foi um pouso de emergência, pois o avião estava programado para descer no aeroporto de Andal. O problema ocorreu devido à turbulência de ar causada por uma tempestade Kalbaishakhi".

Esse tipo de fenômeno meteorológico envolve chuvas intensas e tempestades que, na maioria das vezes, excedem 100 km/h e ocorrem com frequência em partes da Índia e de Bangladesh.