Topo

Esse conteúdo é antigo

Mergulhador do ES morre durante ação de tráfico de drogas na Austrália

Corpo do profissional foi encontrado por moradores na região da cidade de Newcastle, na manhã da terça-feira - PF-ES/Divulgação
Corpo do profissional foi encontrado por moradores na região da cidade de Newcastle, na manhã da terça-feira Imagem: PF-ES/Divulgação

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

12/05/2022 21h50Atualizada em 13/05/2022 11h01

Um mergulhador capixaba foi encontrado morto no mar da Austrália, enquanto participava de uma ação criminosa a serviço do tráfico internacional de drogas. A identidade do brasileiro não foi divulgada.

De acordo com a Polícia Federal, o corpo do profissional foi encontrado por moradores na cidade de Newcastle, na última terça-feira (10). A polícia constatou que a função do mergulhador seria a de colocar e retirar drogas em cascos de navios.

"Durante a investigação, foram identificados dois capixabas nessa prática criminosa, um deles estava retirando drogas dos cascos de navios quando teve um problema com o seu aparelho de mergulho e veio a óbito", explicou o delegado da PF Victor Batista. O segundo suspeito não foi encontrado pelos policiais.

A PF montou uma grande operação para tentar encontrar os responsáveis por essa prática criminosa, com apoio da Agência Antidrogas dos Estados Unidos, Policiais cataris, indonésios e australianos.

"Nessa operação de tráfico internacional de drogas foram realizadas duas apreensões. Uma de 179 kg de cocaína (na Indonésia) e outra de 104 kg (na Austrália). Houve ainda a prisão de um indivíduo em território australiano que participava dessa empreitada criminosa", finalizou o delegado Victor Batista ao UOL.

Mergulhador morreu enquanto participava de uma ação criminosa à serviço do tráfico internacional de drogas - PF-ES/Divulgação - PF-ES/Divulgação
Mergulhador morreu enquanto participava de uma ação criminosa à serviço do tráfico internacional de drogas
Imagem: PF-ES/Divulgação

O homem detido foi identificado como James Blee. Seu filho, o segundo tripulante no veleiro, e outros dois brasileiros identificados também não foram encontrados.

O caso

A investigação começou no dia 10 de abril desse ano, ainda no Espírito Santo, na busca pela identificação de um homem que teria sido contratado por traficantes internacionais para colocar uma carga de cocaína no casco de um navio que ia para o exterior.

Em nota, a Polícia Federal disse que, quando finalmente a equipe responsável pelo caso conseguiu identificá-lo, ele já havia deixado o país em direção ao Catar.

"Alertados pela PF, os cataris então procederam vigilância por alguns dias, perceberam que um segundo brasileiro, também mergulhador, se juntou ao primeiro e que ambos haviam comprado bilhetes para Bali, na Indonésia. Após quase uma semana de acompanhamento, eles embarcaram em um veleiro de propriedade de um cidadão francês, com dois tripulantes australianos, em direção à Austrália", disse o órgão.

Alguns dias depois, o veleiro foi abordado pela Polícia Federal da Austrália na costa da cidade de Darwin. Apenas o capitão da embarcação foi preso. Os outros dois tripulantes fugiram a tempo da abordagem.

"As buscas pelos três homens (um brasileiro e dois australianos) continuam. Seus nomes devem ser, em breve, colocados na lista de foragidos internacionais da Interpol. Aqui no Brasil, as investigações continuam para determinar o possível envolvimento de outras pessoas nos crimes cometidos", finalizou a PF em nota oficial.