Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Patron, o cão que procura minas deixadas pelos russos, vira xodó na Ucrânia

Patron vem fazendo sucesso na Ucrânia devido às missões para encontrar minas escondidas - Gleb Garanich/Reuters
Patron vem fazendo sucesso na Ucrânia devido às missões para encontrar minas escondidas Imagem: Gleb Garanich/Reuters

Felipe Mendes

Colaboração para o UOL

21/05/2022 04h00

Alguns soldados têm se tornado verdadeiros heróis para os ucranianos na tentativa de conter a invasão da Rússia, mas eles não estão sozinhos nessa missão. Um pequeno cão branco e caramelo chamado Patron vem sendo usado pelos militares para farejar minas escondidas pelas tropas russas.

Patron ficou famoso em todo o país por seu olfato aguçado.

patron - Sergei Supinsky/AFP - Sergei Supinsky/AFP
Patron em missão
Imagem: Sergei Supinsky/AFP

O Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação, do Ministério da Cultura e Política de Informação da Ucrânia, publicou um vídeo dele encontrando material bélico em Chernihiv, uma das cidades que é alvo de ataques.

Patron the service dog helps de-mine Chernihiv oblast pic.twitter.com/bon6aQplaM

-- Stratcom Centre UA (@StratcomCentre) April 4, 2022

Em outra publicação, na página do Facebook no site do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, Patron aparece trabalhando em meio a destroços e é chamado de "cão militante". Ele ajudou a encontrar quase 90 explosivos, diz o post: "Obrigado, meu amigo pelo seu trabalho incansável".

Além ajudar os ucranianos a desativar as minas escondidas em seu território, o cão também localiza artefatos perdidos em meio aos destroços, segundo o governo do país.

O sucesso de Patron foi tanto que ele chegou a receber uma medalha de honra pelos serviços prestados das mãos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

patron - Adam Scotti/Reuters - Adam Scotti/Reuters
Patron recebeu medalha de Zelensky
Imagem: Adam Scotti/Reuters

A premiação contou com a presença do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que estava na Ucrânia para prometer mais armas e equipamentos de segurança, e do tutor de Patron, Myhailo Iliev.

"Quero premiar os heróis ucranianos que já estão retirando minas de terras. E junto com os pequenos heróis está o nosso maravilhoso Patron, que ajuda não apenas a neutralizar explosivos, mas também a ensinar aos nossos filhos como regras de segurança são importantes em áreas onde há uma ameaça de mina", afirmou Zelensky na cerimônia.

O cão se tornou símbolo da resistência e do patriotismo na Ucrânia e, segundo a BBC, tem aparecido regularmente em vídeos e propagandas nos canais oficiais do governo.

Cão farejador encontrou quase 90 bombas na Ucrânia