Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Holanda se nega a pagar gás em rublos e tem fornecimento vetado pela Rússia

Gazprom é a principal exportadora de gás da Rússia - MAXIM SHEMETOV/REUTERS
Gazprom é a principal exportadora de gás da Rússia Imagem: MAXIM SHEMETOV/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 15h44

A Holanda, um dos países que compra gás natural russo, recusou-se hoje a pagar pelo combustível em rublos, a moeda nacional russa. De acordo com a empresa estatal holandesa GasTerra, qualquer fornecimento de gás ao país será suspenso a partir de amanhã por decisão do governo de Vladimir Putin.

A compra através da moeda era uma das exigências da Gazprom, maior empresa russa exportadora de gás do país.

"GasTerra decidiu não cumprir as exigências unilaterais de pagamento da Gazprom. Essas demandas são um resultado de um decreto de Vladimir Putin, presidente russo, para o pagamento de suprimentos russos", disse a GasTerra, em nota oficial à imprensa.

O contrato original entre a GasTerra e a russa Gazprom estendia-se até 1º de outubro. Com a suspensão, aproximadamente 2 bilhões de metros cúbicos de gás contratado não serão entregues.

Essa recusa, de acordo com a empresa holandesa, é causada pelas sanções da União Europeia. GasTerra não deseja arriscar eventuais violações, além de ter receio em relação aos riscos financeiros e operacionais da compra em rublos, argumentou.

A corporação explicou que "a abertura de contas em Moscou sob a lei russa e seu controle pelo regime russo representam um risco muito grande".

De acordo com a GasTerra, suspensões desse tipo foram previstas e já havia um planejamento para compra de gás de outros fornecedores.

Putin decretou que gás deveria ser pago em rublos

No dia 31 de março, o presidente russo assinou um decreto que define compra de gás natural da Rússia somente em rublos - estendendo essa medida principalmente a países 'hostis. Dentre essas nações, estão os Estados Unidos e todos os membros da União Europeia, da qual a Holanda faz parte.

O decreto foi colocado em ação no dia 1º de abril. Na época, Putin teria afirmado que "no caso de falta de pagamento em rublos, os contratos existentes serão interrompidos".

"Ninguém nos vende nada de graça, e nós tampouco faremos obras de caridade. Isso significa que os contratos existentes, no caso de falta de pagamento em rublos, serão interrompidos", disse Putin, na ocasião.