Topo

Câncer no sangue? Parkinson? O que se sabe sobre a saúde de Vladimir Putin

26.mai.2022 - Putin foi alvo de especulações sobre sua saúde após reunião com Boris Titov - Sputnik
26.mai.2022 - Putin foi alvo de especulações sobre sua saúde após reunião com Boris Titov Imagem: Sputnik

Felipe Oliveira

Colaboração para o UOL

30/05/2022 04h00

Desde que ordenou a invasão da Ucrânia, circulam diversas especulações sobre a saúde física e mental do presidente russo, Vladimir Putin. Parkinson, câncer e até mesmo demência já foram citados, enquanto Putin sempre tenta passar uma imagem de homem saudável e ativo.

A onda de insinuações mais recente começou após um vídeo dele segurando por muito tempo uma mesa viralizar. Logo vieram os comentários de que ele não estaria realmente saudável.

Tudo poderia ter ficado no campo dos boatos, mas a questão passou a ser tratada também por fontes do alto escalão dos países aliados e por pessoas que costumavam estar perto do governo russo.

Em entrevista à Sky News, Christopher Steele, espião britânico que escreveu um dossiê sobre os negócios de Donald Trump na Rússia, afirmou que fontes informaram a ele que Putin está gravemente doente.

"Certamente, pelo que estamos ouvindo de fontes na Rússia e em outros lugares, Putin está, de fato, seriamente doente", disse ele. "Não está claro exatamente o que é essa doença —se é incurável ou terminal, ou qualquer outra coisa."

Já o major-general Kyrylo Budanov, chefe da inteligência militar da Ucrânia, afirmou à emissora que Putin "está em condições psicológicas e físicas muito ruins e está muito doente".

Budanov ainda afirmou que o estado de saúde do presidente incitou um golpe para derrubá-lo. "Eles estão se movendo dessa maneira e é impossível detê-los", acrescentou.

O fraco desempenho na guerra contra Ucrânia também seria motivo para o projeto de retirar Putin do poder.

Já a Newsline Magazine, revista paquistanesa, divulgou no início de maio uma gravação de um oligarca russo próximo ao Kremlin dizendo que Putin está com câncer no sangue e num estado de saúde ruim.

"Ele arruinou absolutamente a economia da Rússia, a economia da Ucrânia e muitas outras economias. Arruinou absolutamente", disse o homem sobre Putin em trecho da gravação. "O problema é com a cabeça. Um cara louco pode virar o mundo de cabeça para baixo", afirmou.

A publicação diz que o áudio representa um testemunho raro de alguém com laços comprovados com o governo russo —o oligarca não sabia que estava sendo gravado.

Segundo o The Times, no mesmo áudio o oligarca russo teria afirmado que Putin fez uma cirurgia nas costas ligada ao câncer no sangue pouco antes de ordenar que o exército russo invadisse a Ucrânia. "Todos esperamos que Putin morra", teria dito o russo.

Por fim, o portal russo Proekt Media afirmou que o presidente da Rússia é constantemente acompanhado por um médico especialista em câncer de tireoide. A reportagem aponta que o cirurgião Yevgeny Selivanov, do Hospital Clínico Central de Moscou, visitou Putin 35 vezes em Sochi, onde fica a residência do líder.

O que é verdade?

Apesar disso, é difícil saber o que tem de verdade nas especulações. Já é quase impossível descobrir qualquer detalhe da vida privada de Putin, os dados de saúde parecem ser ainda mais improváveis.

O secretário de imprensa do líder russo, Dmitry Peskov, negou qualquer problema e disse que a situação atual é "excelente".

Segundo o portal russo Proekt, que tentou fazer um levantamento sobre a saúde do presidente do país, Peskov afirmou que o presidente da Rússia "se exercita, caminha na taiga e só fica doente com um resfriado", negando qualquer problema de saúde.