Com Brasil fora da lista, cúpula do G7 convida Argentina para encontro
Foi oficializado hoje o convite para que Alberto Fernandez, presidente da Argentina, participe da reunião do G7, o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A nação argentina é a única representante da América do Sul no encontro.
O convite partiu de Olaf Scholz, chanceler alemão. O encontro acontece no final de junho, na Baviera, estado do sudeste da Alemanha.
No mês passado, como informado por Jamil Chade, colunista do UOL, quatro ou cinco países emergentes seriam convidados para o encontro, e que o Brasil não faria parte da lista pelo quarto ano seguido. Antes de 2019, era comum a participação brasileira nas cúpulas. Caso não seja reeleito, Bolsonaro não terá participado de nenhuma reunião do G7.
Com a confirmação da Argentina, os cinco países convidados a participar são:
- África do Sul
- Argentina
- Índia
- Indonésia
- Senegal
Não há um único critério para a escolha dos países convidados, mas a influência e possíveis acordos comerciais tendem a ser fatores levados em consideração. Recentemente, o presidente da Argentina Alberto Fernandez teve encontros com o próprio Olaf Shcolz, em Berlin, e foi à França para conversar com Macron.
O convite à Índia gerou controvérsia porque o país governado por Narendra Modi apoia de forma retórica a Rússia na guerra contra a Ucrânia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.