Topo

Esse conteúdo é antigo

Revista: Putin fez tratamento contra câncer em abril, diz relatório dos EUA

12.abr.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, faz pronunciamento no cosmódromo Vostochny, no leste da Rússia - Yevgeny Biyatov/Sputnik/AFP
12.abr.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, faz pronunciamento no cosmódromo Vostochny, no leste da Rússia Imagem: Yevgeny Biyatov/Sputnik/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/06/2022 13h38Atualizada em 02/06/2022 14h59

Um relatório de inteligência dos Estados Unidos diz que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, passou por tratamento contra um câncer avançado em abril. A informação foi divulgada pela revista Newsweek, que cita o relato de três autoridades de alto escalão do governo norte-americano.

Nesta semana, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, negou que o presidente russo Putin esteja com uma condição de saúde debilitada.

As fontes também dizem que Putin sofreu uma tentativa de assassinato em março. Os três funcionários que cederam entrevista sob a condição de anonimato alertam que o isolamento do líder russo dificulta a avaliação do status de saúde de Putin.

Putin está definitivamente doente... Se ele vai morrer em breve é mera especulação. Ele ainda é perigoso, e o caos está à frente se ele morrer. Precisamos nos concentrar nisso. Estarmos prontos.
Líder de Inteligência Nacional, uma das fontes ouvidas pela Newsweek

Entre as autoridades entrevistadas está um líder do escritório do Diretor de Inteligência Nacional, um oficial sênior aposentado da Força Aérea e um da Agência de Inteligência de Defesa.

"O controle de Putin é forte, mas não é mais absoluto", afirmou uma das autoridades, que tem acesso direto aos relatórios de inteligência. "A disputa dentro do Kremlin nunca foi tão intensa, todos sentem que o fim está próximo."

O líder da Inteligência Nacional diz que Putin está cada vez mais paranoico com seu poder. "O que sabemos é que há um iceberg lá fora, embora coberto de neblina".

Ele acrescentou que "Putin estar doente ou morrer é bom para o mundo, não apenas por causa do futuro da Rússia ou do fim da guerra na Ucrânia, mas por diminuir a ameaça de uma guerra nuclear por um homem louco".

"Um Putin enfraquecido —um líder obviamente em declínio, não um no topo de seu jogo —tem menos influência sobre seus conselheiros e subordinados, digamos, se ele ordenar o uso de armas nucleares."

Três dias após o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, a Rússia colocou em alerta "forças de dissuasão" equipadas com armas nucleares.

EUA monitoraram aparições públicas de Putin

Em 21 de abril, o presidente Putin apareceu ao lado do ministro da Defesa, Sergey Shoigu. Chamou atenção a postura do líder russo, que passou um período afastado das câmeras: Putin estava curvado e segurando a mesa com a mão direita.

Alguns observadores sugeriram que o líder russo tinha a doença de Parkinson. Outros insistiam que a postura rígida era resultado de um treinamento com armas da KGB, organização de serviços secretos da União Soviética.

O consenso da inteligência dos EUA era de que Putin estava doente e provavelmente morrendo, relatou a revista Newsweek.

A próxima aparição de Putin foi em 9 de maio, quando a Rússia comemorou o Dia da Vitória. O líder russo estava visivelmente inchado e com a postura caída, indicando exaustão física. A inteligência norte-americana concordou que o estado de saúde de Putin era mais grave do que se pensava.

Presidente russo Vladimir Putin no estádio de Luzhniki, em Moscou, na comemoração do 8º aniversário da anexação da Crimeia - 18.mar.2022 - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images - 18.mar.2022 - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images
18.mar.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, discursa no estádio Luzhniki, em Moscou, no Dia da Vitória
Imagem: 18.mar.2022 - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images

Três dias depois, o chefe de inteligência da Ucrânia, major-general Kyrylo Budanov, declarou à emissora Sky News que Putin estava em "condições psicológicas e físicas muito ruins e está muito doente".

Segundo ele, havia planos dentro do Kremlin para derrubar o líder russo. Naquele momento, funcionários da segurança do Kremlin descobriram uma conspiração para assassinar Putin.

Faixa preta, piloto, músculos: Putin usa imagem de atleta viril como tática

O presidente russo abusa de fotos em que mostra a sua virilidade, masculinidade e sua expertise em alguns esportes.

No verão de 2010, Putin pilotou um helicóptero dos bombeiros para combater as queimadas que ameaçavam Moscou. Depois, deixou-se fotografar preparando um churrasco, exibiu-se com uma pistola em um estande de tiro ao alvo e posou em roupas esportivas enquanto treinava os músculos do peitoral, na academia.

Além disso, Putin já exibiu-se ao:

  • Derrubar adversários num tatame em lutas de judô.
  • Examinar os dentes de um urso polar no Ártico
  • Examinar um tigre na Sibéria (ambos anestesiados)
  • Pilotar um submarino
  • Pilotar barco
  • Voar em uma espécie de asa delta motorizada
  • Posar de rifle em punho (e sem camisa) durante caçada na Sibéria
  • Cavalgar e pescar de dorso nu.