Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Mercenário de Putin chamado de 'O Carrasco' é morto na Ucrânia, diz jornal

Vladimir Andonov fazia parte do Grupo Wagner, uma organização acusada de cometer crimes de guerra e violar direitos humanos - Reprodução/Youtube
Vladimir Andonov fazia parte do Grupo Wagner, uma organização acusada de cometer crimes de guerra e violar direitos humanos Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 12h26Atualizada em 08/06/2022 08h12

Um mercenário conhecido por ser um dos "favoritos" do presidente Vladimir Putin foi morto por um atirador ucraniano, segundo o tabloide britânico Metro. Vladimir Andonov, 44, conhecido como "O Carrasco", era membro do Grupo Wagner e foi morto em Kharkiv, na Ucrânia.

O Grupo Wagner é uma organização militar privada russa formada por ex-paraquedistas e agentes das forças especiais. O grupo é acusado de cometer crimes e "graves abusos de direitos humanos" nos países em que atuam.

Andonov ganhou o apelido de "O Carrasco" por suas estratégias violentas enquanto lutava na Ucrânia e em outras missões na Síria e na Líbia. Acredita-se que ele teve papel fundamental no fuzilamento em massa de prisioneiros de guerra da Ucrânia.

A morte do mercenário foi revelada anteriormente pelo jornal russo Moskovsky Komsomolets, que, na publicação, ainda afirma que a morte provavelmente foi causada por um franco-atirador. "Ele morreu ontem à noite durante um reconhecimento da área junto com um colega".

Um canal militar ucraniano do Telegram disse que ele morreu junto a Bair Mitupov, um combatente da região da Buriácia.

Além deles, Putin perdeu outros dois generais em um único ataque no domingo: o tenente-general Roman Berdnikov e o major-general Roman Kutuzov foram mortos na mesma emboscada em uma ponte no leste da Ucrânia, de acordo com o Metro.