Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia diz que Ucrânia não tentou retomar negociações de paz

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, e o presidente russo Vladimir Putin - Anadolu Agency / Getty Images
Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, e o presidente russo Vladimir Putin Imagem: Anadolu Agency / Getty Images

Do UOL*, em São Paulo

21/06/2022 08h25Atualizada em 21/06/2022 08h47

A Ucrânia não tentou reiniciar as negociações de paz com a Rússia, disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O negociador-chefe da Rússia disse na semana passada que Moscou estava pronto para retomar as negociações de paz com a Ucrânia, que estão paradas desde abril, mas não recebeu nenhuma resposta de Kiev.

Na última sexta-feira (17), o principal negociador da Ucrânia, David Arakhamia, disse em entrevista que o país pode voltar a conversar com a Rússia até agosto, mas que não aceitará perder nenhuma parte do território.

No dia seguinte, a fala foi ironizada pelo diretor-adjunto do Conselho de Segurança da Rússia, o ex-presidente do país Dmitry Medvedev. "O negociador-chefe da Ucrânia considera possível voltar a negociar com a Rússia até o fim de agosto. Pode ser. A questão é se ele vai falar sobre o que e com quem", escreveu ele em uma rede social.

Rússia e Ucrânia começaram a discutir um possível acordo de paz em fevereiro, com encontros em Belarus e na Turquia, sem resultado até o momento.

O Kremlin apresentou em março uma lista de exigências por um cessar-fogo, incluindo uma rendição total e uma mudança constitucional para garantir que a Ucrânia jamais vá aderir à Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) ou à União Europeia, além de reconhecer a Crimeia como russa e as repúblicas separatistas do Donbass como independentes.

*Com informações de Reuters