Topo

Esse conteúdo é antigo

Gêmeas britânicas comemoram 102 anos e dividem segredo da longevidade

Apesar de morarem a 128 quilômetros de distância uma da outra, Edith e Dorcas se reuniram para celebrar o aniversário de 102 anos - Reprodução
Apesar de morarem a 128 quilômetros de distância uma da outra, Edith e Dorcas se reuniram para celebrar o aniversário de 102 anos Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

28/06/2022 15h05Atualizada em 28/06/2022 15h06

Duas irmãs gêmeas que as autoridades acreditam estarem entre as mulheres mais idosas do Reino Unido comemoraram o 102º aniversário com um pedido simples: sanduíche de queijo. Morando distantes uma da outra, elas se encontraram, junto ao restante da família, que explica o segredo da longevidade: "uma vida simples".

Edith Dumbleton e Dorcas Tobin nasceram com 45 minutos de diferença em Banbury, Oxfordshire, em 28 de junho de 1920. Edith, que mora em Leysters,, e Dorcas, que mora em Banbury, se reuniram no domingo (19) para uma celebração adiantada do aniversário.

A família planeja realizar outras formas de comemorar a data de hoje, provavelmente com direito a bolo e chá, segundo afirmou à rede de TV britânica BBC a filha Edith, Chris Bemand.

As gêmeas Edith e Dorcas nasceram em 1920 e estão entre as mulheres mais idosas do Reino Unido  - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
As gêmeas Edith e Dorcas nasceram em 1920 e estão entre as mulheres mais idosas do Reino Unido
Imagem: Reprodução/BBC

Ela acrescentou que, como as irmãs vivem a 128 km de distância uma da outra, a família tentou garantir que se vissem regularmente. "Elas passam muito tempo pensando uma na outra e acho que existe esse vínculo de pensamento", afirmou Chris.

"Como elas estavam um pouco doentes, tomamos a decisão de levá-las para um encontro no domingo e ambas estão incrivelmente diferentes depois de se verem", contou a filha de Edith.

Foi tudo muito discreto. Elas compartilharam lembranças e um sanduíche de queijo.

Hoje, data de aniversário das duas, a tataraneta de Dorcas irá visitá-la. Já Edith irá passar o dia em casa, mas poderá ser surpreendida com um passeio. "Talvez a gente saia para comer um bolo e tomar chá com torradas em uma casa de chá local e isso será suficiente para mamãe."

Quanto ao segredo de sua mãe para chegar a essa idade, Chris disse:

Ela sempre diz a mesma coisa quando pergunto a ela - elas não tinham muito, mas o que tinham elas realmente apreciavam. Então eu acho que é um pouco sobre isso, uma vida um pouco mais simples, onde você valoriza o que tem e não se preocupa com as coisas que não tem.