Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ataque a prédio residencial em Odessa deixa 21 mortos, diz Ucrânia

Do UOL, em São Paulo*

30/06/2022 22h00Atualizada em 01/07/2022 15h17

O ataque a um prédio residencial na vila de Sergiyivka, na região de Odessa, na madrugada de hoje deixou ao menos 21 pessoas mortas, entre elas uma criança, segundo informações divulgadas pelo Serviço de Emergência da Ucrânia. Outras 38 pessoas também ficaram feridas, incluindo uma criança.

De acordo com o serviço de emergência, equipes de bombeiros atuam no local e os trabalhos de busca por vítimas continuam.

Em anúncio feito mais cedo, o porta-voz da administração regional de Odessa, Sergei Bratchuk, disse que houve um "ataque de míssil realizado por uma aeronave estratégica do Mar Negro".

"Um míssil atingiu um prédio residencial de nove andares", disse o Exército, acrescentando que outro míssil atingiu um centro de recreação. "Em um prédio de apartamentos, todos os nove andares de uma seção foram completamente destruídos", acrescentou Bratchuk.

Os ataques aconteceram depois que os líderes dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) encerraram a reunião de cúpula em Madri com o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de uma ajuda de 800 milhões de dólares em novas armas para a Ucrânia.

Ataque a shopping

Pelo menos 20 pessoas morreram no bombardeio russo contra um shopping center de Kremenchuk, no centro-leste da Ucrânia, no domingo (26).

"Pelo menos 20 pessoas morreram no ataque com míssil ao shopping de Kremenchuk", afirmou o vice-chefe do Gabinete Presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ainda de acordo com ele, o bombardeio também deixou 59 feridos, sendo que 25 estão internados, e há mais de 40 relatos sobre "pessoas desaparecidas que pudessem estar no local" durante o ataque.

*Com informações da AFP