Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin parabeniza tropas pela 'libertação' da região de Luhansk na Ucrânia

27.abr.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, discurso no Conselho dos Legisladores nesta quarta - Reprodução
27.abr.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, discurso no Conselho dos Legisladores nesta quarta Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL*

04/07/2022 09h25Atualizada em 04/07/2022 09h25

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta segunda-feira (4) as tropas russas pela "libertação" da região ucraniana oriental de Luhansk, um marco significativo para Moscou em sua campanha militar na Ucrânia.

Em uma reunião televisionada com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, Putin disse que as tropas envolvidas na operação de captura da região de Luhansk deveriam descansar, mas que outras unidades militares deveriam continuar lutando.

A Rússia reivindicou no domingo (3) o controle de toda a região de Lugansk, no leste da Ucrânia, após a conquista da cidade estratégica de Lysychansk ao custo de intensos combates. Ao mesmo tempo, o governo russo acusou a Ucrânia de ter disparado três mísseis contra uma cidade russa perto da fronteira entre os dois países, matando três pessoas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O exército russo prossegue nesta segunda com os bombardeios no leste da Ucrânia e avança com o plano de conquistar toda a região do Donbass após a queda cidade estratégica de Lysychansk, no momento em que começa uma conferência internacional na Suíça para traçar um roteiro para a reconstrução da Ucrânia.

Após a tomada de Lysychansk, peça central do plano de conquista desta bacia industrial do Donbass, majoritariamente russófona e controlada parcialmente pelos separatistas pró-Rússia desde 2014, o exército russo parece concentrar agora os esforços em Sloviansk e Kramatorsk, duas importantes cidades situadas mais ao oeste, que foram atingidas sem trégua desde domingo.