Premiê assassinado foi Mario Bros na Rio 2016 e renunciou duas vezes
Shinzo Abe, 67, morto hoje após ser baleado durante um evento de campanha, foi o primeiro-ministro que ficou mais tempo no cargo e um dos líderes mais poderosos do país no pós-guerra. E, em 2016, apareceu como o personagem de videogame da Nintendo, Mario Bros, durante a apresentação da transferência olímpica do Rio de Janeiro para Tóquio (veja abaixo).
Abe serviu como primeiro-ministro por um curto período - de 2006 a 2007 - antes de voltar a ocupar cargo político mais alto do país novamente de 2012 a 2020. As duas passagens terminaram com sua renúncia, alegando problemas de saúde.
Abe nasceu em 21 de setembro de 1954, em Tóquio, e foi preparado desde muito jovem para exercer o poder, marcado pela história familiar de duas gerações de líderes políticos antes dele.
Seu pai foi ministro das Relações Exteriores e um tio-avô serviu como primeiro-ministro. Nobusuke Kishi, seu avô, foi um ministro do gabinete de guerra preso, mas nunca julgado como criminoso de guerra após a Segunda Guerra Mundial. Ele serviu como primeiro-ministro de 1957 a 1960.
Abe tinha 52 anos quando assumiu o cargo pela primeira vez e se tornou a pessoa mais jovem a ocupar a posição desde a Segunda Guerra Mundial. Seu primeiro mandato foi turbulento, marcado por escândalos e disputas, e terminou com sua renúncia abrupta após um ano.
Inicialmente ele declarou que renunciou por motivos políticos, mas depois admitiu que tinha um problema de saúde, que mais tarde foi diagnosticado como colite ulcerativa, uma doença inflamatória do cólon.
"O que mais me preocupa agora é que, por causa da minha renúncia, os ideais conservadores que o governo Abe levantou vão desaparecer", escreveu ele posteriormente na revista Bungei Shunju. "A partir de agora, quero me sacrificar como um legislador para fazer o verdadeiro conservadorismo se enraizar no Japão."
A condição de Abe exigiu meses de tratamento, superado graças a um novo medicamento, segundo relatou. Ele voltou a ser candidato e retornou ao cargo de primeiro-ministro em dezembro de 2012, momento em que o Japão se encontrava fragilizado devido aos efeitos do tsunami em 2011 e o desastre nuclear de Fukushima.
Abe tentou revitalizar a estagnada economia japonesa, que perdeu sua posição como a maior da Ásia entre seus dois mandatos no cargo — sua estratégia de recuperação econômica ficou conhecida como "abenomics". Alguns avanços foram registrados, como o aumento da taxa de emprego das mulheres e dos idosos. O país também passou a recorrer de maneira mais intensa à imigração para enfrentar a escassez de mão de obra.
Porém, sem reformas realmente ambiciosas, o programa teve sucesso apenas parcial, ofuscado pela crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Mario Bros no Maracanã
Abe foi fundamental para vencer as Olimpíadas de 2020 para Tóquio, alimentando o desejo de presidir os Jogos e até apareceu como o personagem de videogame da Nintendo, Mario, durante a transferência olímpica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.