Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Dono da principal empresa agrícola da Ucrânia é morto em ataque russo

Trabalhadores armazenam grãos em um terminal durante a colheita de cevada na região de Odesa, Ucrânia - STRINGER/REUTERS
Trabalhadores armazenam grãos em um terminal durante a colheita de cevada na região de Odesa, Ucrânia Imagem: STRINGER/REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

31/07/2022 11h03Atualizada em 31/07/2022 11h12

Oleksiy Vadatursky, fundador e proprietário da Nibulon, uma das maiores empresas agrícolas ucranianas, morreu após um ataque russo em Mykolaiv, no sul da Ucrânia. A informação foi divulgada hoje pelo governador local, Vitaliy Kim.

A Nibulon, com sede em Mykolaiv, é especializada na produção e exportação de trigo, cevada e milho, e possui frota e estaleiro próprios.

A região de Mykolaiv enfrenta os bombardeios mais violentos desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. Vadatursky e sua esposa estavam numa casa que foi atingida na noite de sábado.

O prefeito de Mykolaiv, Oleksandre Senkevych, disse que "explosões poderosas" foram ouvidas duas vezes durante esta madrugada. Outros ataques atingiram as regiões de Kharkiv (leste) e Sumy (nordeste).

Na noite de sábado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu aos moradores da região de Donetsk que deixassem a região para escapar do "terror russo" e dos bombardeios no leste do país, em grande parte sob o controle de Moscou.

"Quanto mais moradores deixarem a região de Donetsk agora, menos pessoas o exército russo matará", disse Zelensky em vídeo.

*Com informações de Reuters