Topo

Esse conteúdo é antigo

Estátua de Putin em tanque de guerra vira atração para crianças nos EUA

Crianças brincando com uma estátua de Vladimir Putin em Nova York, EUA. A obra é do artista francês James Colomina - ANDREW KELLY/REUTERS
Crianças brincando com uma estátua de Vladimir Putin em Nova York, EUA. A obra é do artista francês James Colomina Imagem: ANDREW KELLY/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 12h34

Uma estátua do presidente russo Vladimir Putin sentado em um tanque virou ponto de brincadeiras de um parque de Nova York, nos Estados Unidos.

A obra, do artista francês James Colomina, está exposta desde ontem em um parquinho de areia no Central Park.

A estátua foi feita pelo francês para criticar a guerra na Ucrânia, como ele descreveu em uma publicação no Instagram:

"A escultura visa denunciar os absurdos da guerra e destacar a coragem das crianças frente a situações violentas e catastróficas impostas por outros", afirmou.

Crianças brincaram com a obra e usaram "arminhas" de água na escultura, que já passou por locais como os Jardins de Luxemburgo, em Paris, na França, e o Parque Joan Miró, em Barcelona, Espanha.

ONU: mais de 3 milhões de crianças refugiadas da Ucrânia

Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas), mais de 10 milhões de ucranianos já deixaram o país após a invasão russa de 24 de fevereiro.

A última atualização do Unicef, agência da ONU para refugiados, afirmou que três milhões de crianças e adolescentes fugiram da guerra até o momento.

Além disso, segundo o Unicef, mais de dois meninos ou meninas são mortos e mais de quatro feridos por dia, em média, na Ucrânia — principalmente em ataques com armas explosivas em áreas povoadas.