Topo

Esse conteúdo é antigo

Nachito, o cão que deu a vida para salvar tutores de cobra-coral no México

Com apenas um ano de idade, Nachito lutou contra uma cobra-coral para proteger seus tutores no México - Reprodução/Facebook
Com apenas um ano de idade, Nachito lutou contra uma cobra-coral para proteger seus tutores no México Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

05/08/2022 04h00

Com apenas um ano de idade, um cãozinho chamado Nachito foi reconhecido como herói pelos tutores. Ele morreu para proteger a família do fisioterapeuta esportivo Jorge Luna, que vive em Mérida, México, de uma cobra-coral.

Luna contou, em seu perfil no Facebook, que a cobra-coral estava escondida na varanda da casa da família. Quem a encontrou foi Nachito, que, ao perceber o perigo, partiu para cima do réptil, evitando que ela atacasse os moradores. Durante a ação, no entanto, a serpente conseguiu morder o cão, que acabou morrendo envenenado.

Com atividade neurotóxica, o efeito do veneno bloqueia o sistema neuromuscular e causa insuficiência respiratória, além de deixar a visão turva, dificultar a deglutição e provocar vômitos. Nachito chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos efeitos do veneno da cobra.

As cobras-coral são noturnas e vivem escondidas sob folhas, galhos, pedras ou dentro de buracos e troncos em decomposição. Para se defender, levantam a cauda, enganando o predador com suas cores fortes. As atividades diurnas estão ligadas à busca de locais apropriados para reprodução.

Em uma postagem emocionada em seu perfil no Facebook, Luna fez uma homenagem ao cão herói da família:

Adeus Nachito, adeus valente bebê, você pagou com sua vida para proteger sua família de alguém que você sabia que poderia machucá-la, uma das cobras mais venenosas, que se esgueirou na varanda da casa e você conseguiu matá-la, mas ela te mordeu e seu corpinho não conseguiu superar isso. Obrigado pelo ano de amor e aventuras que você nos deu, nunca vamos te esquecer, bebê lindo, você foi um herói defendendo sua família.