Topo

Esse conteúdo é antigo

Zoólogo faz sucesso ao dormir 'de conchinha' com guepardos: 'Como gatinhos'

O zoólogo Dolph C. Volker abraçado a guepardos na África do Sul - Reprodução/YouTube
O zoólogo Dolph C. Volker abraçado a guepardos na África do Sul Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 12h34Atualizada em 09/08/2022 08h28

Um vídeo de um homem dormindo abraçado a guepardos chamou atenção nas redes sociais neste fim de semana. As imagens, publicadas originalmente no TikTok e depois compartilhadas no Twitter, mostram que os felinos não se incomodam com a presença do humano no recinto — muito pelo contrário, chegam a dormir agarradinhos com ele, no melhor estilo "de conchinha".

"O guarda-florestal sul-africano dizia aos seus chefes que dormia no recinto dos guepardos. Não acreditaram nele e montaram uma câmera...", diz a publicação. Nos comentários, diversos usuários se encantaram com a situação.

Apesar de ter ganhado destaque agora, a cena foi publicada originalmente em janeiro de 2019. O homem que aparece no vídeo não é um guarda-florestal, mas sim o zoólogo Dolph C. Volker.

Ele, que se intitula como um "grande defensor dos animais" em seu canal no Youtube, compartilha há quase dez anos o trabalho com os animais.

No vídeo em questão, Volker faz um experimento no intuito de responder uma pergunta: os guepardos preferem dormir em um "concreto duro frio ou travesseiros quentes com um amigo?".

A experiência foi realizada na África do Sul, com animais criados em cativeiro durante uma noite fria e chuvosa. Na publicação, o cientista explica: "Todos são bastante dóceis, pois são preparados para o programa de reprodução. Assim, quando tiverem filhotes eles podem ser monitorados de perto."

Volker diz que recebeu permissão para que realizasse a experiência ao lado dos animais selvagens porque os viu crescendo e, segundo ele, desenvolveu uma relação próxima com os felinos.

Nas imagens, o zoólogo prepara a própria cama e deixa os guepardos deitarem no recinto, longe dele. Em dado momento, um deles se levanta, momento em que Volker faz sons chamando-o para perto. Ele narra que "dentro de um grupo de guepardos, há sempre um líder. Um que é muito corajoso e inteligente e mais velho, em muitas circunstâncias."

O guepardo então se aproxima de Volker e permanece dentro do abraço, enquanto os outros dois permanecem no concreto. "Na natureza, você quer que seus líderes sejam inteligentes e sábios para sobreviver. Um desses subordinados segue a liderança do seu líder", narra Volker, antes dos demais se aproximarem e dormirem um em cima do outro.

"Abraçar e aconchegar é uma característica de sobrevivência para os guepardos e muitos animais que vivem juntos. É porque você conserva energia compartilhando o calor do corpo", explica o zoólogo no vídeo.

Um dos animais, a fêmea identificada como Juno, resolve dormir ainda mais próximo do zoólogo. "Parece muito pacífico e é. Você simplesmente não dorme muito. Quando um acorda, todos acordam", diz ele, que contou que teve que fazer diversos "ajustes" de posição durante a noite ao lado dos felinos.

Volker finaliza o vídeo do experimento respondendo à pergunta: "Sim, os guepardos são como os gatos domésticos. Eles preferem cobertores macios e quentes, travesseiros macios e um corpo quente. Eles preferem isso a concreto duro. Mas toda a razão para isso é natural, é sobre a conservação de energia", diz ele.

"Quanto a mim, sou eu quem mais se beneficia com a troca de calor. Mas a maior recompensa é eles confiarem em mim e compartilharem a noite juntos."