Topo

Esse conteúdo é antigo

FBI buscou documentos sobre armas nucleares na casa de Trump, diz jornal

Casa de Trump foi alvo de operação do FBI na segunda-feira (8) - MANDEL NGAN/AFP
Casa de Trump foi alvo de operação do FBI na segunda-feira (8) Imagem: MANDEL NGAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 07h53Atualizada em 12/08/2022 12h09

A operação do FBI na casa do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump na última segunda-feira (8), na Flórida, teve buscas por documentos confidenciais sobre armas nucleares, segundo informações do jornal Washington Post. Os relatos sobre o que os agentes procuravam no imóvel do republicano, segundo o veículo norte-americano, foram feitos na condição de anonimato por pessoas próximas às investigações.

Ainda de acordo com o jornal, as buscas por esses tipos de documentos foram feitas por conta da preocupação de funcionários do governo dos EUA de que informações sensíveis pudessem cair em mãos erradas.

O Washington Post diz, porém, que duas fontes que falaram sobre as buscas não deram detalhes sobre que tipo de informação os agentes do FBI procuravam, se essas armas nucleares seriam dos Estados Unidos ou de outro país e se os documentos foram encontrados na casa de Trump.

O jornal afirma ainda que entrou em contato com o Departamento de Justiça dos EUA e com FBI, mas os órgãos se recusaram a comentar o caso.

Trump diz que suspeitas são uma 'farsa'

Em publicação nas redes sociais hoje, Trump disse que a "questão das armas nucleares é uma farsa", em resposta à reportagem do Washington Post.

A notícia sobre a operação do FBI em sua mansão foi feita pelo próprio ex-presidente, que não estava na residência no momento das buscas e definiu a ação como um ataque político contra sua possível candidatura para as eleições de 2024.

"Estes são dias escuros para nossa nação, uma vez que minha bela casa de Mar-a-Lago está sob assédio e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI. Isso nunca havia acontecido antes com um presidente dos Estados Unidos", disse o ex-presidente, em comunicado esta semana.

Mansão de Trump na Flórida - REUTERS/Marco Bello - REUTERS/Marco Bello
Mansão de Trump na Flórida
Imagem: REUTERS/Marco Bello

"Trata-se de um ataque da esquerda radical democrata, que, desesperadamente, não me quer concorrendo para presidente em 2024", acrescentou, ressaltando que esse tipo de episódio só acontece em "países quebrados de terceiro mundo".

A operação teria ocorrido no âmbito de uma investigação sobre 15 caixas de documentos confidenciais que o magnata teria levado da Casa Branca após o fim de seu mandato, o que poderia configurar crime federal.

Trump jogava documentos em vaso sanitário, diz site

Segundo imagens divulgadas pelo portal de notícias Axios, o ex-presidente americano tinha como hábito descartar documentos do governo em vasos sanitários. As fotos foram cedidas pela jornalista Maggie Haberman, que está escrevendo um livro sobre Trump.

De acordo com a repórter do New York Times, funcionários da Casa Branca relatavam que frequentemente encontravam papel entupindo a descarga. Os trabalhadores acreditavam que o ex-presidente era o responsável por isso, já que ele não costumava rasgar documentos.

A prática representa uma irregularidade, segundo a Lei de Registros Presidenciais dos EUA. A legislação determina a preservação de cartas, notas, e-mails, entre outros conteúdos relacionados aos trabalhos oficiais do presidente.