Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia apresenta cão robô capaz de lançar foguetes com precisão; veja teste

Além de potencial uso armamentista, cão robô pode realizar trabalhos em zonas de emergência e ajudar socorristas a chegar em vítimas sob escombros  - Reprodução/Youtube
Além de potencial uso armamentista, cão robô pode realizar trabalhos em zonas de emergência e ajudar socorristas a chegar em vítimas sob escombros Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

16/08/2022 16h29Atualizada em 16/08/2022 16h29

Um cão robô capaz de carregar e lançar foguetes com precisão foi apresentado ontem por engenheiros russos em uma feira militar no país. O "pet" inusitado, que ganhou o nome de M-81, foi desenvolvido pela empresa Intellect Machine.e, apesar de seu potencial destrutivo, também pode ser usado em missões de socorro, segundo informações da agência estatal RIA Novosti.

Um porta-voz do grupo de desenvolvedores do robô afirmou que ele pode viajar por áreas destruídas em conflitos para entregar medicamentos e fazer um rastreio sobre a situação em seus arredores, ajudando no socorro a vítimas sob escombros, por exemplo.

Além disso, o cão robô também pode desarmar munições, caso as encontre. Mesmo que uma de suas funções mais famosas seja também disparar armamentos com bastante precisão, o equipamento é definido como um artefato para "patrulhamento, indicação de alvos e segurança".

Ele foi apresentado ao público durante a edição de 2022 do Fórum Internacional Técnico-Militar do Exército da Rússia, que se estende até sexta-feira. A conferência é realizada em meio à Guerra da Ucrânia, que já dura quase seis meses, com registro de 4,7 mil mortes confirmadas até o último levantamento divulgado pela ONU, no início de julho.

Um vídeo compartilhado pela RIA Novosti mostra uma demonstração dos movimentos do cão robô em um dos salões da conferência. Com um artefato imitando um míssil instalado em suas costas, os expositores destacaram a versatilidade nos movimentos do robô, que pode rastejar pelo chão, trotar, andar de ré e se mexer rapidamente de um lado para o outro.

O M-81 apresentado em Moscou não é o primeiro cão robô desenvolvido para funções militares. A Guarda Nacional Aérea de Portland, nos Estados Unidos, também tem em seu arsenal um equipamento semelhante, usado desde o início do ano para "monitoramento e segurança", de acordo com o site Military.com.

Além disso, a polícia da Flórida também recebeu um cão robô, que ganhou o nome de SPOT, em 2022. Ele é usado "em situações extraordinárias que envolvem risco às vidas de civis ou socorristas", afirmou um comunicado emitido pelas autoridades locais na época da aquisição.

Procurado pela revista norte-americano Newsweek para comentar as semelhanças entre os robôs usados nos Estados Unidos e sua versão russa, o Departamento de Defesa do país não se pronunciou publicamente sobre o assunto até o momento.