Topo

Esse conteúdo é antigo

Pássaro destrói proteção de cabine de avião de esquadrilha inglesa

Acidente aconteceu em um dos jatos da Força Aérea Britânica - Reprodução/Twitter
Acidente aconteceu em um dos jatos da Força Aérea Britânica Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2022 10h21

Uma exibição de aviões do grupo Red Arrows foi frustrada e quase acabou em tragédia depois que um pássaro colidiu e destruiu a proteção da cabine do avião - um jato de 5 milhões de libras (aproximadamente R$ 30 milhões).

O episódio aconteceu no Rhyl Air Show, em um aeroporto da cidade de Hawarden, no norte do País de Gales, no domingo (28). Quando a Força Aérea Real realizava uma demonstração com jatos Typhoon no voo Memorial da Batalha da Grã-Bretanha, segundo o jornal inglês Mirror.

No entanto, o jato Red 6 colidiu com um pássaro, e o impacto danificou o dossel da cabine e quebrou o vidro da estrutura. Os detalhes do acidente foram compartilhados pela Red Arrows, equipe de exibição de acrobacias da corporação.

No momento do incidente, o líder do esquadrão, Steve Morris, emitiu um código para sinalizar uma emergência. Em razão disso, o show precisou ser encerrado alguns minutos mais cedo.

Os outros jatos não tiveram permissão para voltar ao aeroporto de Hawarden e tiveram que sobrevoar a cidade até que os comandantes entendessem como a colisão ocorreu e os riscos provocados.

Assim que o jato danificado pousou, o piloto foi imediatamente atendido pelos serviços do Corpo de Bombeiros.

De acordo com David Montenegro, oficial que comanda a equipe acrobática da Royal Air Force, o piloto do Red 6 não se feriu, mas ficou assustado. "Ele está um pouco abalado, mas passa bem".

No fim do show, os outros pilotos foram recebidos no aeroporto e aplaudidos por alguns espectadores.

Em um tweet, os Red Arrows falaram sobre o episódio e explicaram que colisões entre aves e aeronaves acontecem com frequência, portanto os pilotos estão sempre preparados para estas situações.

"Esse tipo de incidente não é incomum na aviação e os pilotos são extremamente bem treinados", disse o porta-voz do grupo. "Neste caso, o Red 6 e toda a equipe responderam perfeitamente juntos, sem maiores riscos para o piloto e a aeronave".

E acrescentou: "Feliz em informar que o jato pousou com segurança e o piloto está ileso. Obrigado por todos os votos de felicidades e muitas mensagens de apoio, perguntando sobre o piloto".