Topo

Esse conteúdo é antigo

Rainha Elizabeth 2ª deu 'cutucada' em Putin após cão latir para o russo

2003 - Como parte da primeira visita de estado por um líder russo desde 1874, o presidente Putin da Federação Russa anda com a rainha Elizabeth 2ª em uma carruagem aberta em uma procissão, em foto de  - Tim Graham Photo Library via Getty Images
2003 - Como parte da primeira visita de estado por um líder russo desde 1874, o presidente Putin da Federação Russa anda com a rainha Elizabeth 2ª em uma carruagem aberta em uma procissão, em foto de Imagem: Tim Graham Photo Library via Getty Images

Colaboração para Uol, de São Paulo

10/09/2022 04h00

A rainha Elizabeth 2ª era conhecida por seu senso de humor e raciocínio rápido, e um episódio antigo foi lembrado após sua morte para mostrar isso. A monarca aproveitou o latido de um cão durante uma visita de Vladimir Putin para cutucar o presidente russo. O episódio aconteceu em 2003, muito antes das tensões da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Quem contou a história foi o ex-secretário inglês do Interior, David Blunkett, à BBC. Em 2003, Putin fez a rainha perder a paciência por conta de um atraso. O líder russo a deixou esperando por 14 minutos. No momento em que ele finalmente apareceu, o cão-guia de Blunkett, que é cego, rosnou para o presidente, arrancando uma resposta afiada da soberana:

"A única vez em que encontrei Vladimir Putin foi em 2003, em uma visita oficial, e meu cachorro latiu muito alto para ele. Eu me desculpei com a rainha, e ela disse: 'Cães têm instintos interessantes, não?'", contou Blunkett, sobre a cutucada cheia de humor.

Além dessa vez, o presidente russo e Elizabeth 2ª se encontraram outras vezes. Apesar disso, o governo russo já confirmou que o presidente não irá ao funeral da rainha.

"Esta opção não está sendo considerada", disse Dmitry Peskov, porta-voz russo, sem nem mesmo ter certeza se Putin seria convidado.

Apesar do aparente desprezo ao funeral antes de um convite oficial ter sido feito e de as relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Rússia estarem abaladas por conta da guerra da Ucrânia, Putin falou com a família real através dos canais oficiais do Kremlin para oferecer condolências algumas horas após o anúncio da morte.

A rainha Elizabeth II acaricia o cão-guia do secretário do Interior David Blunkett - PA Images via Getty Images - PA Images via Getty Images
2003 - A rainha Elizabeth II acaricia o cão-guia do secretário do Interior David Blunkett enquanto ela e o presidente russo Vladimir Putin (não está na foto) chegam à Horse Guards Parade, em Londres, no primeiro dia de sua visita de Estado
Imagem: PA Images via Getty Images

Rainha Elizabeth 2ª