Morre Rainha Elizabeth 2ª: Saiba como mandar condolências via canal oficial
O site oficial da família real britânica abriu um canal para o envio de condolências aos familiares pela morte da rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido, aos 96 anos. A monarca faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia, nesta quinta-feira.
Mais cedo, após o anúncio da morte, o site disponibilizou um comunicado informando que a plataforma estava indisponível até que "alterações" fossem feitas. Na noite desta quinta-feira, o site (clique aqui para acessar) já estava disponível novamente com o topo preenchido por uma imagem colorida da rainha e as datas de nascimento e falecimento dela.
Ao rolar para baixo, o internauta encontra comunicados oficiais sobre a morte e há uma aba (à direita) de "Book of condolence" (Livro de condolências, em tradução livre).
Ao clicar, aparece o formulário para o envio do texto e a seguinte mensagem: "Por favor, envie a sua mensagem de condolência usando este formulário. Uma seleção de mensagens será transmitida aos membros da Família Real e poderá ser mantida nos Arquivos Reais para a posteridade".
O formulário disponibilizado exige o preenchimento do nome, e-mail, localização e conta com o espaço para o envio da mensagem. Também é possível compartilhar o texto escrito no Facebook ou Twitter.
O site ainda informava que "algumas informações poderiam estar desatualizadas após o recente anúncio da morte da Rainha".
Primeira mensagem no site da família real
Nesta tarde, após o anúncio da morte de Elizabeth 2ª, o site disponibilizou um comunicado informando que a plataforma estava indisponível até que alterações fossem feitas.
No topo do site, que estava com o fundo preto, havia a mensagem: "Rainha Elizabeth II 1926 - 2022", acompanhada de uma foto da rainha quando era mais jovem.
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte [título dado à esposa do rei vigente] permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã. Quinta-feira, 8 de setembro de 2022. O site oficial da Família Real está temporariamente indisponível enquanto as alterações apropriadas são feitas", dizia a mensagem.
A morte da rainha
Elizabeth havia sido colocada em observação médica na quinta-feira (8) e seus familiares imediatos foram informados e viajaram ao local.
No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou "muito cansada e exausta" após contrair o vírus.
Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres.
Elizabeth deixa quatro filhos, de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
-- The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
O que deve acontecer agora? Charles, 73, é o herdeiro da rainha e já é tratado como rei embora ainda não tenha sido proclamado. O conselho que vai proclamar Charles como o novo rei deve ocorrer um dia após a morte da monarca, no Palácio St. James. No mesmo dia, a primeira-ministra irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com Charles. Logo em seguida, o monarca recém-empossado fará uma turnê pelo Reino Unido.
O funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.
Rainha Elizabeth 2ª
*Com Stella Borges e Giovanna Galvani, do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.