De todas as Copas ao nascimento de 99% do mundo: o que Elizabeth 2ª viveu
Aos 96 anos, 70 deles como rainha, Elizabeth 2ª morreu na última quinta-feira (08) em Balmoral, castelo localizado no norte da Escócia. Ao longo de todo esse tempo, Elizabeth presenciou diversos eventos históricos.
O UOL traz uma lista dos principais acontecimentos neste período. Alguns muito sérios, outros nem tanto, mas que estão no imaginário popular.
Viu 99% da população nascer
Um levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que a população mundial deve chegar a 8 bilhões em novembro de 2022. Só deste número, menos de 1% nasceu antes de Elizabeth 2ª. Ou seja, podemos dizer que a rainha viu nascer 99% das pessoas que vivem na Terra. Loucura, não?
Viu a descoberta do antibiótico e do DNA
Sabe quando você tem aquela sinusite, rinite e "ite" em todo o corpo? Você vai no médico, que prescreve uma receita para comprar antibiótico. Pois bem, quando Lilibet nasceu, o antibiótico não existia. Ele foi descoberto em 1928, quando a futura Rainha tinha dois anos.
O DNA foi descoberto quando Elizabeth tinha 27 anos e estava se tornando rainha.
Viu o Brasil ser penta
A cabeça do brasileiro está na Copa do Mundo do Qatar, que começa daqui dois meses e meio. Enquanto algumas pessoas não viram o Brasil ser penta, em 2002, a Rainha Elizabeth 2ª viu todos os títulos da seleção brasileira. Não só isso, Lilibet era criança quando a primeira Copa do Mundo foi disputada, em 1930. Em 1966, na única conquista da Inglaterra na história, Elizabeth 2ª foi a responsável por entregar a taça a Bobby Moore, capitão da seleção.
Prisão, ascensão e morte de Nelson Mandela
Considerado um dos grandes líderes do século XX, toda a vida política de Mandela foi vista pela rainha Elizabeth 2ª. Mandela foi condenado a prisão perpétua em 1955. Em 1990, com o fim do Apartheid, é solto. Quatro anos depois é eleito o primeiro presidente negro da história da África do Sul. Mandela morreu em 2013, aos 95 anos.
Homem na Lua
A rainha Elizabeth 2ª viu a primeira vez que o homem pisou na Lua. Realizada em 1969, a missão Apollo 11 consagrou Neil Armstrong como o primeiro ser humano a pisar no satélite natural da Terra. Na época, Elizabeth mandou uma mensagem de congratulação aos tripulantes.
"Em nome do povo britânico, saúdo a habilidade e a coragem que trouxeram o homem à Lua. Que esse esforço aumente o conhecimento e o bem-estar da humanidade", disse, na época, a Rainha.
Regimes ditatoriais no Brasil
Ao longo de seus 96 anos, Elizabeth 2ª viu e conviveu com dois períodos de ditadura no Brasil. Enquanto ainda era adolescente, viu Getúlio Vargas implantar o Estado Novo (1937/1945). Já como rainha, conviveu com os militares que tomaram o poder após o golpe de 1964. O Brasil voltou à democracia em 1985, e a rainha também conviveu diplomaticamente com todos os presidentes desde a nossa redemocratização.
Início da internet, smartphones e redes sociais
A rainha Elizabeth 2ª foi considerada, ao longo da vida, um ícone pop. E dentre essa popularidade, também conviveu com a criação da internet e das redes sociais.
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. A primeira rede social, o Facebook, surgiu em 2004, também nos EUA. Já o primeiro smartphone foi lançado em 2007, por Steve Jobs. Era o início dos Iphones.
Guerra Fria
Quando assumiu o reinado, Elizabeth 2ª tinha o desafio de liderar o Reino Unido diante da Guerra Fria, que se iniciou anos antes, após o fim da 2ª Guerra Mundial. Ao longo de todo esse período, Elizabeth viu a construção e queda do Muro de Berlim (1961/1989) e o fim da União Soviética em 1991.
Várias guerras
Ao longo de 96 anos de vida e 70 de Reinado, Lilibet viu diversas guerras, muitas das quais o Reino Unido esteve presente. Listamos algumas:
2ª Guerra Mundial: 1939/1945;
Guerra Civil Chinesa: 1946/1949;
Guerra da Coreia: 1950/1953;
Guerra do Vietnã: 1955/1975;
Guerra das Malvinas: 1982;
Guerra do Iraque: 2003/2011;
Guerra do Afeganistão: 2001/2021;
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.