Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglês que trocou esposa por ucraniana a tira de casa: 'Fui usada', diz ela

Tony e Lorna Garnett à esquerda, e Sofiia Karkadym à direita.  - Reprodução/Facebook e Instagram
Tony e Lorna Garnett à esquerda, e Sofiia Karkadym à direita. Imagem: Reprodução/Facebook e Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2022 09h38

O inglês que deixou a esposa e as filhas para viver um romance com uma refugiada ucraniana, apenas dez dias após ela ter se hospedado em casa, terminou o relacionamento com a imigrante.

O caso aconteceu na cidade de Bradford, no Reino Unido, e ficou famoso devido à crise de refugiados provocada pela invasão russa à Ucrânia. Ao tabloide The Sun, a profissional de TI Sofiia Karkadym, 22, de Lviv (Ucrânia), disse que se sentiu usada e descartada pelo segurança Tony Garnett, 30.

Segundo ela, após o britânico deixar a família, os dois foram viver juntos em um apartamento. No entanto, ele ficou desempregado e começou a apresentar um comportamento que a jovem até então desconhecia.

Sofiia explicou que, como refugiada ucraniana no Reino Unido, ela tem direito ao dinheiro do benefício dado pelo governo para garantir suas necessidades básicas. Mas grande parte da quantia foi usada para sustentar Tony, já que ele desperdiçou o próprio dinheiro fazendo apostas em jogos da internet.

Enquanto a ucraniana se encarregava de garantir alimentação, moradia e das tarefas domésticas, o namorado passava a maior parte do tempo em casa jogando e, segundo ela, não fazia questão de procurar por um novo trabalho.

Decepcionada com a postura do britânico, as brigas entre ele e Sofiia se tornaram frequentes, até que os dois romperam. A mulher afirmou que foi expulsa de casa pelo namorado, que disse a ela: "Você não é mais bem-vinda aqui".

Ainda ao The Sun, Sofiia desabafou sobre a maneira conturbada como o romance com Tony acabou. "Eu realmente o amava e pensei que passaríamos o resto de nossas vidas juntos e teríamos filhos, mas ele mudou. Acho que a pressão o atingiu", lamentou.

"Será uma jornada longa e difícil para mim agora, mas vou reconstruir minha vida e, quando o fizer, ficarei feliz por ele não fazer mais parte dela", completou.

Agora, a jovem entrou solicitou ao governo um abrigo com uma nova família. "As mulheres ucranianas são fortes. Vladimir Putin não vai nos destruir. E Tony Garnett não vai me destruir".

Tony Garnett se manifestou sobre o caso e deu ao jornal Daily Mail uma versão diferente. Segundo ele, foi difícil lidar com o comportamento de Soffia, que afirmou ser "irracional".

"Eu trabalhei tão duro para fazer esse relacionamento funcionar. Eu sabia que seríamos idiotas se nos separássemos, porque estamos expostos na mídia e somos pressionados pela televisão e pela internet".

Sofiia - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Sofiia Karkadym e Tony Garnett
Imagem: Reprodução/Instagram

Família separada; relembre o caso

No início do ano, o segurança e a esposa, Lorna Garnett, aceitaram receber em sua casa a refugiada Sofiia, que estava fugindo da Ucrânia após a ameaça de invasão militar decretada pelo presidente russo Vladimir Putin, em fevereiro.

No entanto, a inglesa começou a perceber que o marido e a hóspede estavam ficando cada vez mais próximos. Quando ficou claro que havia um caso entre os dois, Lorna tentou expulsar Sofiia de sua casa. Na época, a ucraniana se defendeu e declarou que não era "destruidora de lares".

Tony decidiu proteger Sofiia e saiu de casa com ela, deixando para trás Lorna e as duas filhas. Naquele período, a inglesa acusou o marido de ter rejeitado as filhas, desde que foi viver com a ucraniana.

Soffia também lamentou a situação e revelou que, por conta da repercussão, a sua família na Ucrânia decidiu "deserdá-la".