Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo de mãe golfinho carregando corpo de filhote morto gera comoção

 Mãe golfinho carrega o seu filhote morto nas costas, no meio do mar Mediterrâneo - Reprodução/Youtube
Mãe golfinho carrega o seu filhote morto nas costas, no meio do mar Mediterrâneo Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

29/09/2022 11h09Atualizada em 29/09/2022 11h09

O triste momento em que uma mãe golfinho carrega o seu filhote morto nas costas, no meio do mar Mediterrâneo, gerou comoção nas redes sociais. A criadora de conteúdo Margarita Samsonova, que é da Inglaterra, acompanhava uma equipe de investigação da Associação para Investigação do Meio Marinho (AIMM) numa expedição ao largo de Albufeira, em Portugal, quando viu a cena.

Margarita também é estudante de zoologia da universidade de Oxford Brookes e disse ao jornal britânico Daily Mail que a equipe estava na água havia cinco horas, voltando para o porto, quando perceberam cerca de 25 golfinhos nadando, apresentando um comportamento inusitado.

Então, eles notaram a mãe carregando seu filhote morto, tentando o manter na superfície. Os outros animais começaram a pular mais alto, emitindo sons diferentes, aparentando uma forma de expressar luto.

Margarita acredita que essa é a primeira vez que o momento foi testemunhado na Europa, revelando uma visão única sobre os animais em luto.

"Instantaneamente eu chorei, foi realmente de partir o coração e é muito doloroso assistir a isso. Ao mesmo tempo foi realmente emocionante, porque isso era algo novo, percebemos que isso era algo que nunca havia sido documentado antes", disse a jovem.

A AIMM compartilhou o vídeo de Margarita no site da instituição. "Testemunhamos um comportamento de golfinho, muito raro para esta região e filmamos", escreveu a instituição na legenda.

Segundo a AIMM, o comportamento registrado continuou por alguns dias, já que a mãe foi observada fazendo o mesmo por vários dias depois.