Liz Truss durou menos do que pé de alface em live de tabloide; entenda
Quando o governo da primeira-ministra do Reino Unido Liz Truss entrou em crise, o tabloide inglês Daily Star começou a transmitir ao vivo nas redes sociais um pé de alface comum, comprado no supermercado a 60 centavos de libra (cerca de R$ 3,70), com a pergunta: "Liz Truss vai durar mais que essa alface?". Como Truss anunciou hoje a renúncia, a alface venceu.
O Daily Star começou a live na última sexta-feira (14), dia em que o ministro das Finanças Kwasi Kwarteng foi substituído. O economista foi demitido após capitanear um plano econômico polêmico, que fez com que o preço da libra caísse e o custo da dívida pública disparasse, encarecendo os juros de empréstimos a famílias e empresas.
Truss venceu a disputa para substituir Boris Johnson prometendo grandes cortes de imposto para estimular o crescimento, além de gastos bilionários para subsidiar as contas de luz, que subiram mais de 300% com a pandemia e a guerra da Ucrânia. Entretanto, a ausência de como essas medidas seriam financiadas levou o mercado financeiro ao colapso.
O Banco da Inglaterra precisou intervir para evitar que a situação se transformasse em uma crise financeira, com um programa maciço de compra de dívida de longo prazo.
Na semana passada, o novo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, reverteu todas as mudanças anunciadas pela primeira-ministra, aprofundando a crise no governo, mas sinalizando "paz" ao mercado financeiro. Entre as principais decisões, está que a ajuda às famílias para pagar as contas de energia será limitada a seis meses, em vez dos dois anos prometidos por Truss e o ministro antigo.
Alface festeja
Truss anunciou a renúncia hoje, com um curto discurso na frente da residência oficial. Ela afirmou que não poderia mais seguir adiante com os planos traçados para ela na época de sua eleição, e que este é um momento de grande "instabilidade econômica e internacional".
Ela assumiu a posição há cerca de 45 dias, e está encaminhada para se tornar a primeira-ministra com a passagem mais rápida pelo cargo —ela continuará na posição até que o Partido Conservador anuncie seu substituto.
Depois da declaração, a live do Daily Star entrou em festa, com luzes estroboscópicas, uma taça de vinho rosé e música disco tocando ao fundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.