Médico se veste de unicórnio e anuncia remissão de câncer de criança
Em um hospital em Nova York (EUA), os médicos têm a tradição de celebrar o fim da quimioterapia de um paciente com uma festa especial chamada "No More Chemo" ("Chega de quimioterapia", em tradução livre). Desta vez, um médico viralizou nas redes sociais pela maneira criativa que comemorou a vitória de uma criança contra o câncer.
Santosh Upadhyaya, oncologista pediátrico, surpreendeu a paciente Kyla, 4, vestindo-se com uma fantasia de unicórnio rosa para anunciar o fim do tratamento e marcar a despedida dela do St. Jude Children's Research Hospital, segundo a revista norte-americana People.
A cena foi gravada por outros funcionários da unidade de saúde. Nas imagens, o médico entra no quarto da criança vestindo a fantasia inflável e dá um grande abraço em sua paciente, que usava um tutu de ballet.
Os demais funcionários se reúnem para cantar uma música especial para Kyla, cuja letra termina com a frase "Arrume suas malas, saia pela porta, você não faz mais quimioterapia!"
Em entrevista à People, o Dr. Upadhyaya disse que sua "maior alegria" foi ver o sorriso de Kyla quando ele entrou na sala.
"Eu só estava me perguntando como Kyla vai reagir e ela vai me reconhecer com essa roupa?", contou. "Essa foi a primeira vez que eu acho que a vi tão feliz."
De acordo com o oncologista, a menina chegou ao hospital com um tumor cerebral "agressivo". O quadro de saúde dela era tão grave que os médicos temiam que o tratamento não fosse bem-sucedido.
Após mais de oito meses de quimioterapia, os exames mostraram que o tumor de Kyla reduziu consideravelmente, marcando o período da remissão do câncer. Então, os médicos decidiram que era hora de mandá-la para casa.
Para o Dr. Upadhyaya, as festas de despedida são muito especiais para os pacientes, sobretudo às crianças como Kyla, pois simbolizam a esperança e que, daqui para frente, será uma nova etapa em suas vidas.
"Não é apenas uma celebração para eles", explicou. "É meio que muitas vezes o sentimento, 'Ok, agora nós vencemos o câncer e espero que isso não volte'".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.