Topo

Esse conteúdo é antigo

Filho de imigrantes, Sunak será primeiro líder não branco do Reino Unido

Colaboração para o UOL*

24/10/2022 10h29Atualizada em 24/10/2022 12h45

Ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak será o novo premiê do Reino Unido após sua única adversária, Penny Mourdant, anunciar a desistência da disputa. Filho de imigrantes indianos, ele será o primeiro líder do grupo de países que não é branco.

O político de 42 anos foi eleito para o Parlamento pela primeira vez em 2015 e se tornou secretário do Tesouro de Johnson em fevereiro de 2020. Poucas semanas depois de assumir, ele se viu incumbido de gerir a economia do Reino Unido bem quando a pandemia começou.

Quando prometeu fazer "o que fosse preciso" para ajudar as pessoas durante a crise sanitária e anunciou o pacote de socorro de 350 bilhões de libras (R$ 2,3 trilhões em valores atuais), sua popularidade disparou nas pesquisas de opinião no país.

Mas o Reino Unido continuou a ser atingido pela crise econômica nos meses seguintes e sua imagem pessoal foi atingida quando ele foi multado pela polícia por violar as regras do lockdown em junho de 2020.

Sunak deve fazer um pronunciamento oficial nesta manhã e deve tomar posse ainda nesta semana. Ainda não é claro se o discurso será público ou apenas para colegas do partido.

Ele será o terceiro premiê em menos de dois meses, e terá como tarefa recuperar a estabilidade econômica e política do país. Sunak herda o cargo de Liz Truss, que ocupou a posição por menos de 45 dias e renunciou após um pacote fiscal controverso causar agitação nos mercados.

O conservador Rishi Sunak - Jonathan Hordle/ITV via Getty Images - Jonathan Hordle/ITV via Getty Images
O conservador Rishi Sunak fala em um programa de televisão em Londres, Inglaterra.
Imagem: Jonathan Hordle/ITV via Getty Images

Fortuna de Rishi Sunak

Sunak é tido ainda como um dos parlamentares mais ricos da atualidade e foi atingido em abril deste ano por especulações de membros do Partido Trabalhista, de oposição, sobre suas finanças e o uso de paraísos fiscais.

O jornal Independent publicou um relatório no qual ele foi listado como beneficiário de fundos nas Ilhas Virgens Britânicas e nas Ilhas Cayman em 2020. Um porta-voz disse que "não reconhecia" as alegações.

Rishi Sunak, de 42 anos, já foi ministro das Finanças do Reino Unido - Peter Nicholls/Reuters - Peter Nicholls/Reuters
Rishi Sunak, de 42 anos, já foi ministro das Finanças do Reino Unido
Imagem: Peter Nicholls/Reuters

Ele renunciou ao cargo de ministro das Finanças em 5 de julho, colocando pressão para que Boris Johnson deixasse o comando do país.

Sunak e o então ministro da Saúde, Sajid Javid, se demitiram após um escândalo envolvendo a nomeação de um parlamentar acusado de assédio sexual para um cargo no governo.

Sunak é casado com Akshata Murty, herdeira de um bilionário indiano. O casal tem duas filhas.

Rishi Sunak segurando maleta na saída da Downing Street - PETER NICHOLLS/REUTERS - PETER NICHOLLS/REUTERS
Rishi Sunak segurando maleta na saída da Downing Street, em Londres, Reino Unido. 11/03/2020
Imagem: PETER NICHOLLS/REUTERS

Desafios do novo premiê

O desafio do novo premiê do Reino Unido está em buscar unidade entre os conservadores, o que não se vê desde o Brexit, e enfrentar a disparada do custo de vida, com a maior alta da inflação dos últimos 42 anos.

Inicialmente, a previsão era a de que o resultado da disputa seria anunciado na próxima sexta-feira (28). Mas o partido tem pressa, pois precisa mostrar estabilidade ao país. Do desempenho do novo primeiro-ministro depende o futuro do partido conservador, que enfrentará eleições gerais, em princípio em 2024.

Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido - HANNAH MCKAY/REUTERS - HANNAH MCKAY/REUTERS
Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido
Imagem: HANNAH MCKAY/REUTERS

*Com informações da AFP, Reuters, RFI e BBC