Topo

Esse conteúdo é antigo

Pênis de baleia? Achado incomum em praia da Austrália intriga a web; veja

O objeto foi localizado em Magnetic Island, em Queensland, na Austrália - Reprodução/TikTok
O objeto foi localizado em Magnetic Island, em Queensland, na Austrália Imagem: Reprodução/TikTok

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/10/2022 10h08

Uma turista achou um objeto estranho durante um passeio em uma praia de Queensland, na Austrália, e foi para as redes sociais tentar entender o que viu. A banhista gravou a descoberta em 14 de outubro, já com a suspeita de ser um pedaço de um animal, com grandes chances de ser um pênis de baleia.

Segundo o jornal neozelandês NZ Herald, o episódio aconteceu em Magnetic Island, uma ilha localizada a 8 km da costa da cidade de Townsville. Em uma publicação no TikTok, a turista contou que ficou espantada ao avistar o objeto, com formato fora do comum e tamanho expressivo.

Ela chegou a compará-lo com sua perna e percebeu que a coisa excedia suas medidas.

A mulher recebeu centenas de mensagens de seguidores, alguns com teorias absurdas como a de que poderia ser uma perna ou braço humano, que foi parar na praia devido a algum acidente no mar ou assassinato.

Mesmo assim, a banhista não conseguiu conter a curiosidade e decidiu investigar a fundo o misterioso fragmento. Ela contou com o apoio de especialistas em biologia marinha. Depois de analisarem o objeto, os cientistas informaram que provavelmente pode ser parte do pênis de uma baleia.

"Com a ajuda do TikTok e biólogos marinhos, acho que descobrimos o que é isso pertence a algum animal", disse ela em um vídeo de acompanhamento.

"É de uma baleia. Aparentemente, os machos brigam e mordem a parte íntima um do outro e depois simplesmente aparecem nas praias de todo o mundo", acrescentou.

Vanessa Pirotta, pesquisadora da vida selvagem e integrante da Antarctic Science Foundation, discordou dessa possibilidade.

Para ela, o objeto pode ser o apêndice de uma baleia, mas enfatizou que não há como saber com certeza "sem vê-lo ao vivo".

"O local onde este objeto foi identificado é atualmente a região onde há muitas baleias jubarte. Elas estão lá para se reproduzir e ter seus filhotes", explicou.

A pesquisadora disse que, mesmo sendo possível que a descoberta possa ser o pênis de um jovem macho jubarte, é improvável que o órgão tenha sido removido por outro indivíduo de sua própria espécie.

"A razão é bem simples. Essas baleias não têm nenhum dente, o que dificulta um ataque desta gravidade", disse Vanessa. "Em vez disso, eles têm longos fios parecidos com cabelos chamados barbatanas, e morder o pênis de outra baleia macho é algo que eu nunca ouvi falar".