Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem escapa da morte após quase pisar em peixe 'com cara de pedra'

O peixe-pedra é a espécie mais venenoso do mundo - Reprodução/Facebook Daniel Brown
O peixe-pedra é a espécie mais venenoso do mundo Imagem: Reprodução/Facebook Daniel Brown

Colaboração para o UOL, do Recife

03/11/2022 16h37Atualizada em 04/11/2022 07h35

O naturalista Daniel Brown fez um relato impressionante sobre como escapou por pouco de uma morte horrível após quase pisar em um "peixe-pedra" explorando piscinas rochosas em Lee Point, perto de Darwin, no Norte da Austrália.

Trata-se do peixe mais venenoso do mundo. Quando um peixe-pedra perfura a carne humana, seu veneno pode causar colapso cardíaco em cerca de meia hora, ou causar uma dor excruciante que dura dias.

Bryan Fry, professor associado que lidera o Laboratório de Evolução de Veneno da Universidade de Queensland, disse à revista Newsweek que a dor é tão forte que "as pessoas podem morrer de choque induzido pela dor nos primeiros minutos. Se você sobreviver a isso, o veneno pode matar, causando colapso cardiovascular. Geralmente, 30 minutos após a picada". Ele deixou, por fim, um bom conselho: "se vir um peixe-pedra, fique longe dele".

O animal tem uma curiosa forma que lembra - e muito - pedras que encontramos no mar, e se esconde entre a areia e as rochas, como um mestre da camuflagem. Os peixes guardam seu veneno na base de 13 espinhos afiados que revestem a barbatana dorsal e, quando se sente ameaçado, utilizam a toxina como forma de defesa.

"Cuidado onde você pisa na praia, pessoal. Nem todas as pedras são realmente pedras. Fomos explorar as piscinas rochosas de Lee Point na maré baixa no domingo. Estávamos procurando o polvo mais venenoso do mundo [polvo de anéis azuis]. Nós não encontramos. Em vez disso, encontramos o peixe mais venenoso do mundo!", escreveu Daniel em um post de alerta em sua conta no Facebook.