Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião cai em lago na Tanzânia e deixa 19 mortos

Avião transportava 43 pessoas, 39 passageiros e quatro tripulantes - Reprodução/ Twitter/ @startvtanzania1
Avião transportava 43 pessoas, 39 passageiros e quatro tripulantes Imagem: Reprodução/ Twitter/ @startvtanzania1

Do UOL, em São Paulo*

06/11/2022 08h45Atualizada em 07/11/2022 15h32

Um avião que transportava 43 pessoas caiu no Lago Victoria, na Tanzânia, neste domingo (6). Eram 39 passageiros e quatro tripulantes. A companhia aérea Precision Air, dona da aeronave, afirma que o acidente deixou 19 mortos e que 24 pessoas foram resgatadas com vida.

Os resgatados foram levados ao hospital para receberem atendimento médico. Em nota, a Precision Air afirma que os nomes das vítimas não serão divulgados até que os parentes delas sejam informados sobre as mortes.

O voo ia de Dar es Salaam para Bukoba, duas cidades na Tanzânia.

O comissário regional Albert Chalamila diz que o avião em questão é um ATR 42. Este modelo é fabricado pela empresa franco-italiana ATR e montado em Toulouse, no sul da França.

A TBC (Tanzania Broadcasting Corporation), imprensa local da Tanzânia, afirma que o avião caiu no lago por chuvas fortes.

"Precision Air entende a ansiedade de confirmar informação e vai fazer o melhor para dar mais detalhes assim que tiver novas informações do time de resgate e das autoridades", afirma em nota.

"Manter a calma"

A presidente Samia Suluhu Hassan expressou suas condolências às pessoas afetadas pelo acidente durante a manhã, antes a confirmação das mortes.

"Vamos manter a calma enquanto as operações de resgate continuam e orar para que Deus nos ajude", escreveu no Twitter. O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, também enviou condolências, assim como o secretário-geral do bloco regional da Comunidade da África Oriental, Peter Mathuki.

"Nossos corações e orações vão para as famílias dos passageiros (...) e nos solidarizamos com o governo e o povo da #Tanzânia", manifestou no Twitter. "A Comunidade da África Oriental se une à Mama Samia Suluhu Hassan, às famílias e aos amigos de todos os afetados pelo acidente da Precision Air enviando suas condolências", acrescentou Mathuki.

A Precision Air, que é a maior companhia aérea privada da Tanzânia, é de propriedade parcial da Kenya Airways. Foi fundada em 1993 e opera voos domésticos e regionais, bem como fretamentos privados para destinos turísticos populares, como o Parque Nacional do Serengeti e o Arquipélago de Zanzibar. Sua frota é composta por nove aeronaves, incluindo 3 ATR 42-500, 1 ATR 42-600 e 5 ATR 72-500. Não se sabe qual dos ATR 42 caiu.

O acidente ocorre cinco anos depois que 11 pessoas morreram quando um avião pertencente a uma empresa de safári caiu no norte da Tanzânia. Em março de 2019, um voo da Ethiopian Airlines de Adis Abeba para Nairóbi caiu seis minutos após a decolagem em um campo a sudeste da capital etíope, matando todas as 157 pessoas a bordo. Em 2007, um voo da Kenya Airways entre a cidade marfinense de Abidjan para Nairóbi, capital do Quênia, caiu em um pântano após a decolagem, matando seus 114 passageiros.

Em 2000, outro voo da Kenya Airways de Abidjan para Nairóbi caiu seis minutos após a decolagem em um campo a sudeste da capital etíope, matando todas as 157 pessoas a bordo. Em 2007, um voo da Kenya Airways entre a cidade marfinense de Abidjan para Nairóbi, capital do Quênia, caiu em um pântano após a decolagem, matando seus 114 passageiros. Em 2000, outro voo da Kenya Airways de Abidjan para Nairóbi caiu no Oceano Atlântico minutos após a decolagem, matando 169 pessoas enquanto outras 10 sobreviveram.

* Com informações da AFP.