Topo

Esse conteúdo é antigo

'Geleia' misteriosa é achada por turista e nem especialistas sabem o que é

A bolha gigante foi encontrada na praia de Marazion, em Cornwall - Reprodução/Facebook
A bolha gigante foi encontrada na praia de Marazion, em Cornwall Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/11/2022 10h09

Uma passeadora de cães se deparou com uma enorme bolha e misteriosa durante um passeio na praia. Semelhante a uma grande massa de gordura, a forma deixou diversos especialistas sem conseguir dar uma explicação exata para o que viram.

Helen Marlow, 50, encontrou a inexpressiva massa na praia de Marazion, em Cornwall (Reino Unido), enquanto ela e seu marido estavam de férias no ponto turístico.

Em entrevista ao jornal britânico The Mirror, Helen descreveu a bolha como uma substância branca e aparentemente carnuda. Segundo ela, havia algas marinhas e uma corda branca enroladas em torno da massa.

"Eu estava passeando com um cachorro pela praia quando avistei um objeto branco e grande na areia. Parecia ser uma substância branca, de aparência carnuda. Não tinha características definidas, como membros, mas parecia ser uma massa. Não consegui tocá-la, mas tentei movê-la com minha bota e, enquanto fazia isso, balançou um pouco como uma geleia gigante", relatou ela.

"Algas estavam enroladas em volta dele, além de um longo pedaço de corda branca, um pouco desgastado em certos lugares. Eu me senti muito curiosa e perplexa sobre o que era exatamente", acrescentou a passeadora de cães

Helen afirmou que a bolha tinha cerca de um metro e meio de diâmetro e cerca de 30 a 40 cm de espessura. No entanto, o objeto não exalava nenhum odor e não apresentava algum dano em sua forma, de acordo com a turista.

Levando em contas as condições e a circunstância, a mulher acredita que o objeto misterioso tenha vindo do mar.

"Eu simplesmente não conseguia reconhecê-lo ou compará-lo com qualquer coisa que eu tinha visto antes. Tudo o que eu podia ter certeza era que era definitivamente matéria orgânica e eu presumi que tinha vindo do mar. Eu absolutamente não fazia ideia do que era."

Procurado pelo The Mirror, o Rob Deaville, especialista em vida oceânica e gerente de projeto do Programa de Investigação de Cetáceos do Reino Unido, declarou que tem desconfiança do que o objeto seja.

"Na minha opinião, ele se parece com restos fragmentários de estômagos ou de um trato intestinal. Mas, a espécie infelizmente não está clara", disse. " Recebemos frequentemente relatos de restos fragmentários de animais que surgem nas praias. Talvez seja um tipo grande de cetáceo, ou possivelmente um tubarão-frade. Mesmo assim, é difícil ter certeza, pois essa espécie não aparece muito nessa época do ano".

Depois de consultar um grupo nas redes sociais, Helen recebeu mensagens de usuários que apresentaram diversas teorias sobre o objeto. Ela ficou convencida com uma delas, que apontou que a bolha pode ser uma placenta de baleia ou até mesmo um balão meteorológico.

Mais tarde, os especialistas da Marine Strandings Network - grupo ligado ao Cornwall Wildlife Trust - apontaram que o objeto estranho pode ser parte do estômago ou intestino de baleia em decomposição que havia morrido ao longo da costa.

"Os biólogos marinhos locais pensaram que poderia ter sido placenta de baleia, o que teria significado que uma baleia nasceu nessa costa. No entanto, especialistas do Programa de Investigação de Cetáceos do Reino Unido (CSIP) identificaram que era mais provável que fosse um intestino ou estômago de uma baleia", explicou Abby Crosby, especialista em conservação da vida marinha.

Para Abby, o objeto estranho pode ser mais um sinal das frequentes ocorrências de encalhe de animais na região. "Muitas vezes encontramos mamíferos marinhos como golfinhos, baleias e botos que infelizmente aparecem mortos em nossas praias em vários estágios de decomposição. Essa não foi uma descoberta totalmente incomum, mas é um lembrete de que esses animais vivem ao longo de nossa costa e podem ficar encalhados".