Nancy Pelosi anuncia que não irá concorrer a lider dos Democratas de novo
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, anunciou hoje que não irá concorrer novamente ao posto de líder do Partido Democrata na casa — marcando o fim de seu período a frente dos democratas desde 2019, quando ela ainda era líder da oposição a Donald Trump.
"Não irei concorrer à reeleição da liderança dos Democratas no Congresso", confirmou Pelosi em discurso na Câmara. "Para mim, chegou a hora de ver uma nova geração assumir a cúpula Democrata, que eu tanto respeito, e estou tão grata que muitos esperam concorrer por esta imensa responsabilidade", continuou.
A decisão de Pelosi, de 82 anos, ocorre após projeções darem como certa a maioria do Partido Republicano na Câmara dos Representantes nestas eleições de meio de mandato. No Senado, os Democratas conseguiram manter a maioria dos assentos.
A congressista continuará representando distrito da Califórnia na Câmara.
Pelosi deixa um legado aos Democratas. Apesar de ter tradição política de berço — seu pai, Thomas D'Alessandro Jr, foi prefeito da cidade de Baltimore por 12 anos e congressista por cinco mandatos —, ninguém na família conseguiu tanto destaque na vida pública como a filha mais nova, Nancy.
Após se formar em Ciências Políticas na Trinity College, em Washington D.C, em 1962, ela passou a construir sua carreira no Partido Democrata.
Além de liderar a oposição a Trump — que anunciou sua pré-candidatura à Presidência dos EUA nesta semana — em seu terceiro mandato como líder dos Democratas, no governo de Joe Biden, Pelosi foi e é a responsável por articular a aprovação dos planos do presidente na Câmara, especialmente os pacotes de recuperação econômica pós-pandêmicos, como o "Build Back Better".
Mais recentemente, Pelosi foi pivô de uma crise diplomática entre os EUA e a China após visitar a ilha de Taiwan, que Pequim considera como parte de seu território. Os posicionamentos de Pelosi, pró-independência de Taiwan, foram fortemente criticados pelo governo de Xi Jinping.
*Em atualização
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.