Piloto cancela pouso e chama a polícia contra passageiros sem cinto; ouça
Um piloto desistiu de pousar um avião em um aeroporto de Singapura e ameaçou acionar a polícia, após ser avisado pela tripulação que alguns passageiros não haviam obedecido à ordem de apertar os cintos, procedimento obrigatório durante a descida de aeronaves.
Um vídeo publicado por um dos passageiros do voo mostra detalhes do rádio do comandante da Singapore Airlines, que tinha decolado de Bali, na Indonésia, na terça-feira (15). "Nós decidimos interromper a aproximação do Aeroporto Changi, porque eu fui informado de que ainda temos passageiros que não estão sentados com seus cintos apertados", anunciou o piloto.
"Nós não estamos legalmente autorizados a pousar o avião se a cabine não estiver segura", completou o comandante no post feito pelo passageiro Audi Khalid, no TikTok.
O piloto ainda acrescentou que iria dar outra volta com o avião antes de tentar "outra aproximação". "Se formos obrigados a cancelar uma nova aterrissagem, a polícia será chamada", ameaçou ele..
Depois que a aeronave já tinha chegado em segurança ao destino, um membro da tripulação anunciou que os passageiros não poderiam desembarcar até serem checados por "autoridades locais", que entraram no avião para fazer uma "verificação", segundo o site Asia One.
Registros feitos por outras testemunhas mostraram policiais andando nos corredores da aeronave e conversando com os pilotos que comandaram o voo. Em um deles, o comandante esclareceu que estava seguindo um protocolo para "garantir a segurança não apenas dos passageiros, mas também de seus colegas da tripulação".
"Nós esperamos que vocês entendam e, mais uma vez, pedimos sinceras desculpas", completou o profissional.
Em entrevista ao Asia One, Audi Khalid, que compartilhou o vídeo no TikTok, detalhou que os viajantes que não apertaram os cintos estavam "em algum lugar no meio do avião", mas que ele não conseguiu ver quem eram.
"Eu estava sentado na parte da frente, com meus fones de ouvido, então eu provavelmente perdi qualquer confusão que tenha acontecido antes [do aviso sobre o pouso]", explicou o rapaz, que só percebeu algo de errado depois que o avião, que se aproximava da pista, voltou a subir para altitude de cruzeiro.
Audi também contou que os viajantes ficaram retidos na aeronave por cerca de 25 minutos, mas afirma que não se incomodou com a espera.
"Foi um voo muito barulhento, com muitas crianças acordadas e bebês gritando. Acho que foi uma lembrança bem-vinda de que é importante não desperdiçar o tempo de todo mundo", afirmou ele, ao site asiático.
A Singapore Airlines e a polícia local não comentaram o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.