Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Após complicações no parto, mãe chimpanzé abraça filhote pela 1ª vez

O chimpanzé bebê recebeu o nome de Kucheza, que significa "brincar" em suaíli, uma língua falada em várias nações africanas. - Reprodução/Facebook
O chimpanzé bebê recebeu o nome de Kucheza, que significa "brincar" em suaíli, uma língua falada em várias nações africanas. Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

18/11/2022 21h45

Mahale, uma chimpanzé adulta que vive no Sedgwick County Zoo, no Kansas, EUA, entrou em trabalho de parto no dia 15, mas sofreu complicações que a obrigaram a enfrentar uma cesariana, segundo veterinários do zoológico. Ontem, 48 horas depois do parto, ela pôde encontrar pela primeira vez o filhote e o momento foi registrado em vídeo.

Segundo informa o zoo em sua página no Facebook, a cesariana foi realizada com sucesso, mas o pequeno chimpanzé teve dificuldades respiratórias, o que obrigou os profissionais a manterem o recém-nascido sob observação durante quase dois dias.

Ontem, ele foi devolvido à mãe, já com um nome especial. Ele foi nomeado Kucheza, que significa "brincar" em suaíli - uma língua falada em várias nações africanas.

O momento em que Mahale vê o filho pela primeira vez e o coloca em seus braços foi gravado em vídeo e virou um sucesso nas redes, pela reação emocionada da chimpanzé.

Ela se aproxima, mas não toca no bebê, que está embrulhado em um pano azul. Porém, assim que ele se mexe e coloca o braço para fora, ela imediatamente o toma nos braços, num gesto maternal. Em um segundo vídeo, ele pode ser visto mamando no peito de Mahale, que o olha com ternura.

"Bom trabalho, Mahale", afirma um dos funcionários do zoo, no vídeo.